Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXCLUSIVO

MP arma encontro para forçar amizade de Patrícia Poeta e Sonia Abrão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO/REDETV!

Sonia Abrão na RedeTV! e Patrícia Poeta na Globo

Patrícia Poeta e Sonia Abrão; MP sugere audiência de conciliação para solucionar processo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 29/5/2023 - 7h00

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) solicitou que Patrícia Poeta e Sonia Abrão fiquem frente a frente nas próximas semanas. A audiência é uma tentativa de conciliação da ação judicial que a apresentadora da Globo move por injúria contra a dona do A Tarde É  Sua, da RedeTV!. A data ainda não foi definida.

O Notícias da TV teve acesso em primeira mão ao documento em que o órgão faz a recomendação. Após ler a acusação feita pela apresentadora da Globo, o MP avaliou que há espaço para que o caso seja solucionado com um acordo, sem a necessidade de ir ao tribunal.

"Cuidando-se nestes autos de descrição de prática de crimes contra a honra, opino, inicialmente, antes de juízo de recebimento da ação penal privada, que seja designada audiência de tentativa de conciliação, intimando-se as partes em litígio para comparecimento", diz o documento. 

Patrícia e Sonia, portanto, foram convocadas para a audiência. Caso não seja possível um acordo, o MP vai analisar se aceita a queixa-crime e a denúncia da apresentadora da Globo por injúria e calúnia. 

O caso se tornou briga na Justiça no início do mês. Além de Sonia, Patrícia também processou o colunista Alessandro Lo-Bianco pelos mesmos motivos. A apresentadora do Encontro acusa os dois de fazerem "campanha difamatória" contra ela desde junho do ano passado, quando ela passou a comandar o Encontro.

Foram anexadas à ação cerca de 40 páginas de reportagens e descrições de ofensas que Patrícia teria sofrido no A Tarde É Sua, além de informações que não seriam condizentes com a realidade dos bastidores --principalmente sobre sua relação com seu colega de atração Manoel Soares. 

A âncora da Globo não pediu indenização em dinheiro. "Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação", afirmou o advogado André Perecmanis, por telefone, ao Notícias da TV.

Patrícia Poeta tentou retratação

No mês passado, Patrícia enviou uma notificação extrajudicial pedindo retratação sobre o caso e que Sonia se desculpasse com ao vivo no A Tarde É Sua. Como o prazo inicial foi ignorado e não houve retração no ar, a ação criminal foi a saída encontrada. 

Nas redes sociais, no entanto, houve deboche. Lo-Bianco postou um texto ironizando o pedido de retratação: "Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certo da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso".

Em 13 de abril, Sonia Abrão falou que tem um filho advogado para defendê-la em casos do tipo, mas não citou o nome de Patrícia. "Falou mal de mim, vou ligar: 'Filho...'. É aquilo que nós falamos ontem aqui: Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei", afirmou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.