BRIGA NA JUSTIÇA
REPRODUÇÃO/REDETV! e TV GLOBO
Sonia Abrão e Patrícia Poeta: apresentadora da Globo se cansa de ataques e processa apresentadora
Patrícia Poeta entrou com um processo criminal contra Sonia Abrão, comandante do programa A Tarde É Sua, da RedeTV!. Patrícia pede a condenação de Sonia por injúria e difamação, por ter atacado e divulgado informações falsas contra a ex-âncora do Jornal Nacional. Ainda não há previsão de data para o julgamento.
O Notícias da TV teve acesso ao documento judicial em primeira mão. Além de Sonia, Patrícia também processou o colunista Alessandro Lo-Bianco pelos mesmos motivos da ação contra a chefe. A ação contra Sonia corre no 4º Fórum Regional da Lapa, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).
A apresentadora do Encontro acusa Sonia e Lo-Bianco de cometerem "campanha difamatória" contra ela desde junho do ano passado, quando ela passou a comandar a atração matinal da Globo.
Foram anexadas à ação cerca de 40 páginas de reportagens e descrições de ofensas que Patrícia teria sofrido no A Tarde É Sua, além de informações que não seriam condizentes com a realidade dos bastidores --principalmente sobre sua relação com seu colega de atração Manoel Soares.
A âncora da Globo não pediu indenização em dinheiro. "Ela [Sonia] praticou alguns crimes, na verdade. A gente pede que ela seja condenada por esses crimes, como injúria e difamação", afirmou o advogado André Perecmanis, por telefone, ao Notícias da TV.
Uma retratação por parte de Sonia e Lo-Bianco não serve mais para acabar com a briga, segundo ele. "Agora, a gente não trabalha com retratação. Pedimos condenação", disse ele.
No mês passado, Patrícia enviou uma notificação extrajudicial pedindo retratação sobre o caso e que Sonia se desculpasse com ao vivo no A Tarde É Sua. Como o prazo inicial foi ignorado e não houve retração no ar, a ação criminal foi a saída encontrada.
Nas redes sociais, no entanto, houve deboche. Lo-Bianco postou um texto ironizando o pedido de retratação: "Eu, Alessandro Lo-Bianco, jornalista e radialista, venho por meio deste comunicado me retratar publicamente por ter entrado no ar ontem após esquecer de tapar meus lindos pontos sem o esparadrapo (após tirar um sinal do rosto). Certo da retratação, firmo aqui o compromisso de não esquecer mais de andar com a caixinha de esparadrapo fora do bolso".
Em 13 de abril, Sonia Abrão falou que tem um filho advogado para defendê-la em casos do tipo, mas não citou o nome de Patrícia. "Falou mal de mim, vou ligar: 'Filho...'. É aquilo que nós falamos ontem aqui: Jornalista não pode temer processo. Isso não pode fazer calar. A gente tem que ter responsabilidade sobre o que fala. Se o processo vier e você ganhar, ótimo. Se a pessoa perder, ótimo também, e cumpra-se a lei. A gente está do lado da lei", afirmou.
Segundo o código penal, o crime de injúria pode ser punido de três meses a um ano de prisão em regime semiaberto. No entanto, Sonia e Lo-Bianco não devem ser presos. "Se for condenada, a pena deve ser revertida para serviços comunitários, como normalmente ocorre nesses casos", disse Perecmanis.
O Notícias da TV procurou Sonia Abrão por telefone por três vezes, além de contatos por um aplicativo de mensagens nesta segunda (8), mas não conseguiu resposta até a conclusão deste texto. Caso a apresentadora se pronuncie, a reportagem será atualizada.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.