Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA JUDICIAL

Morto em 2020, Fernando Vanucci pode perder casa da família para pagar a Globo

DIVULGAÇÃO/REDE BRASIL

Fernando Vanucci sorri em foto

Fernando Vanucci em 2019: apresentador e Globo brigaram na Justiça por causa de sua saída

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 5/12/2022 - 6h30

Um dos maiores nomes do jornalismo esportivo da televisão brasileira, Fernando Vanucci (1951-2020) é centro de uma disputa com a Globo. A emissora pediu a penhora de um imóvel que está no nome do espólio do apresentador para o pagamento da multa rescisória. A TV carioca ainda o acusa de fraude processual durante a ação.

O Notícias da TV teve acesso aos autos do processo que corre na 39ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O imóvel em questão está localizado em Santana do Parnaíba, cidade da Grande São Paulo. O valor do pedido para execução é de R$ 750 mil.

A Globo entrou com a ação por entender que houve uma quebra de contrato quando Vanucci saiu da empresa, em 1999. Ele foi demitido após ser flagrado comendo ao vivo um biscoito. Ele trabalhava na empresa desde 1973 como principal apresentador esportivo de programas como Esporte Espetacular, Globo Esporte e chegou a ser folguista do Jornal Nacional aos sábados. 

A ação foi interpelada pela Globo no mesmo ano de sua saída. A emissora alegou que Vanucci desrespeitou cláusulas de comportamento. Além da pessoa física, a empresa de Vanucci, Penta Vídeo Comunicações, também foi alvo do processo.

Entre recursos, a Globo venceu em todas as instâncias e ainda acusou Vanucci de colocar imóveis em nomes de outras pessoas para impedir que a sentença fosse executada. Foi identificado que Vanucci e sua mulher haviam tentado passar a titularidade do imóvel durante o processo.

A Globo entendeu que houve uma fraude no caso e pediu a execução do valor da transferência. Isso aconteceu em 2019, um ano antes da morte do jornalista. A Justiça ainda não julgou essa acusação. No entanto, o magistrado que cuida do caso aprovou que a casa precisa ser utilizada para pagar o valor e que não pode ter sua transferência de posse.

"Nesses termos, dá-se provimento parcial do recurso, apenas podendo permitir a averbação da existência desta ação junto à matrícula do imóvel", afirmou o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, que julga o caso. Ainda não há previsão de quando e se a casa será leiloada.

Procurados desde o início da semana passada por telefone e e-mail, os advogados que representam a família de Fernando Vanucci não responderam às tentativas de contato do Notícias da TV. Caso haja posicionamento, a reportagem será atualizada.

A Globo não comenta casos em andamento na Justiça. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.