Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE CÂNCER

Morre o jornalista esportivo Márcio Guedes, da ESPN, aos 76 anos

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Márcio Guedes usa uma camia social listrada e sorri para a câmera; ao fundo, é possível ver o cenário do programa No Mundo da Bola

Márcio Guedes no programa No Mundo da Bola, da TV Brasil; ele morreu de câncer neste sexta (3)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 4/3/2023 - 12h10

O jornalista esportivo Márcio Guedes morreu na noite desta sexta (3), aos 76 anos, em decorrência de um câncer. Ele estava internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo jornalista Wellington Campos, da Rádio Tupi. Mais tarde, Sergio du Bocage, companheiro de bancada dele no programa No Mundo da Bola, da TV Brasil, confirmou a morte. O âncora também teve passagens na ESPN e Manchete (1983-1999).

Em entrevista ao UOL, Bocage contou que o jornalista contraiu hepatite C em dezembro. As pernas de Guedes começaram a falhar há algumas semanas. Na segunda passada, ele não conseguia mais andar. O jornalista decidiu ir ao hospital depois disso. Lá, ele descobriu que um câncer que teve no passado voltou. A doença havia se espalhado, e já havia tumores no pâncreas.

O hospital confirmou a morte, mas informou que não emitirá posicionamento. Bocage fez um texto em homenagem ao colega nas redes sociais. "Foi em 1988 que passei a ter um convívio mais próximo do Marcio. Lá em Seul, cada um numa máquina de escrever, mandando matérias para seus jornais", começou ele.

Em 2001 ele veio para a TV Brasil, e a amizade só fez crescer. Parceiro de bancada, amigo, referência. Que honra! A alegria dele vai ficar para sempre. Inteligente, irônico, rápido nas respostas, apaixonado pelo que fazia. Deus quis levá-lo, e só me resta aceitar e agradecer por toda essa convivência.

O Botafogo, clube pelo qual o jornalista torcia, lamentou a morte nas redes sociais. "O comentarista, que marcou época na imprensa esportiva, carregava a paixão pelo Botafogo, seu time de coração. O clube deseja força aos familiares e amigos. Descanse em paz". O corpo deve ser velado no salão nobre do time, em General Severiano.

Quem foi Márcio Guedes?

Márcio Guedes teve uma carreira de mais de 50 anos no jornalismo esportivo. O jornalista cobriu a Copa do Mundo de 1982, na Espanha, pela Globo ao lado de Luciano do Valle (1947-2014). À época, também comentou jogos com a narração de Galvão Bueno.

O jornalista criou o núcleo de esportes da TV Manchete, ao lado dos jornalistas Alberto Leo, Paulo Stein e João Saldanha. Pela emissora, trabalhou nas duas Copas do Mundo seguintes, em 1986 e 1990. Mais tarde, na ESPN, fez parte do programa Linha de Passe, ao lado de José Trajano, Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho, Tostão e Fernando Calazans.

Desde 2001, estava na TV Brasil, onde comandava o No Mundo da Bola. Além disso, o jornalista também tinha colunas em jornais como O Dia, O Globo e Jornal do Brasil.

Guedes venceu duas vezes o Prêmio Esso, o principal do jornalismo brasileiro. Em 1971, pela reportagem Futebol em três tempos, publicada pelo Correio da Manhã, onde abordou a ascensão, glória e decadência de craques de futebol. A reportagem Assim se fez o craque: Zico, publicada pelo o Estado de S. Paulo, lhe rendeu o prêmio pela segunda vez.

Veja as publicações de Sergio du Bocage e do Botafogo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.