Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Drogas lícitas

Ministério ameaça proibir Meu Pedacinho de Chão antes das 20h

Divulgação/TV Globo

A doce professora Juliana (Bruna Linzmeyer), de Meu Pedacinho de Chão, novela das seis da Globo - Divulgação/TV Globo

A doce professora Juliana (Bruna Linzmeyer), de Meu Pedacinho de Chão, novela das seis da Globo

DANIEL CASTRO

Publicado em 30/6/2014 - 19h04
Atualizado em 1/7/2014 - 6h18

Novela com forte apelo infantil, Meu Pedacinho de Chão corre o risco de ser proibida antes das 20h. O Ministério da Justiça avalia reclassificar a novela das seis da Globo como imprópria para menores de 12 anos, por conter cenas de consumo de "drogas lícitas" (álcool), o que inviabilizaria sua exibição antes das 20h.

Em despacho publicado ontem (30) no Diário Oficial da União, o ministério tornou público que considera o conteúdo da produção "incompatível com classificação autoatribuída pela emissora", de programa inadequado para menores de dez anos. 

Segundo o ministério, a Globo foi "instada" das incompatibilidades e comprometeu-se a manter a obra dentro dos padrões da classificação de 10 anos. De acordo com a emissora, os "conteúdos [inadequados para 10 anos] se apresentam em tons caricaturais e são abordados de forma esporádica". O ministério, então, resolveu monitorar Meu Pedacinho de Chão pelos próximos 15 dias para então decidir se reclassifica ou não a novela das seis.

Pelo histórico do Ministério da Justiça, tudo não deve passar de pressão para que a Globo passe a ser mais zelosa das regras de classificação indicativa. Na mesma edição do Diário Oficial de segunda, o ministério reclassificou para 12 anos a novela mexicana Abraça-me Muito Forte, do SBT. A medida, no entanto, foi inóqua: a trama saiu do ar em 30 de maio. No máximo, é isso o que acontecerá com Meu Pedacinho de Chão, uma reclassificação após o término da exibição.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, Meu Pedacinho de Chão é o remake de uma obra original de 1971. Refeita em tom de fábula, mostra a disputa por terras sob o ponto de vista de uma criança. Os personagens são caricaturados. Tudo é colorido, os figurinos são de plástico e os cenários, de lata.

LEIA TAMBÉM:

'Pedacinho' de seio de professora movimenta redes sociais

Datena cobiça programa de Bacci: 'Trocaria fácil pelo Brasil Urgente'

Pupila de Selton Mello estreia na Globo em cenas quentes sem pudor

Sem medo de mostrar 'peito caído', Cássia Kis encara nudez

Globo apaga novela de Fábio Jr. considerada maior fiasco da história

Análise: Selinho lésbico de Em Família não livra novela do ridículo

Em Família: Laerte trai Luiza com Shirley e Lívia no mesmo capítulo


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.