Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Minissérie do SBT, Pássaros Feridos bagunçou a programação da Globo

Divulgação

Rachel Ward e Richard Chamberlain em Pássaros Feridos, sobre o amor de uma mulher e um padre - Divulgação

Rachel Ward e Richard Chamberlain em Pássaros Feridos, sobre o amor de uma mulher e um padre

THELL DE CASTRO

Publicado em 8/2/2015 - 7h34

São conhecidas por grande parte do público as artimanhas históricas de Silvio Santos para abocanhar audiência para o SBT. Uma das primeiras vezes em que o animador e empresário utilizou esse artifício foi em agosto de 1985, quando, em seu programa, anunciou que a emissora exibiria a série norte-americana inédita Pássaros Feridos (The Thorn Birds) sempre depois de Roque Santeiro, da Globo. A estratégia deu certo, e a produção chegou a alcançar 47 pontos na Grande São Paulo.

Alguns meses antes, Silvio Santos já havia aprontado: esticou seu programa, tirando preciosos pontos do Fantástico, naquela época imbatível nas noites de domingo. No programa de 18 de agosto de 1985, ele anunciou a estreia da produção estrelada por Richard Chamberlain. “Logo depois da novela da Globo, vocês poderão assistir a um filme sensacional. Não precisa deixar de assistir à novela. Vejam a novela e depois vejam o filme”.

Produzida em 1983 e exibida originalmente pela rede norte-americana ABC, Pássaros Feridos já havia conquistado nos Estados Unidos a maior audiência da história das minisséries: 34,9 milhões de casas. De acordo com a Folha de S.Paulo de 19 de agosto de 1985, na Austrália a produção alcançou 44% de audiência e na Itália, 39,3%.

O SBT começou a exibir um teaser (chamada rápida) dois meses antes da estreia de Pássaros Feridos. A emissora investiu sete milhões de cruzeiros em anúncios em jornais, revistas e rádios de todo o Brasil. Os direitos de exibição da produção custaram US$ 130 mil e permitiam uma reprise em três anos. A emissora vendeu cinco cotas de publicidade, ao custo de 410 milhões de cruzeiros cada. “Foi tão fácil vender as quatro primeiras cotas que até fizemos um certo charme com a quinta”, disse à Folha o então diretor de marketing do SBT, Ricardo Ramos.

No dia 19 de agosto, no quarto aniversário do SBT, Pássaros Feridos estreou por volta das 21h30, "logo depois da novela". Na Grande São Paulo, ficou em primeiro lugar, com 47 pontos, contra 27 da Globo. No Rio, a tradicional líder manteve a ponta, mas viu o público cair de 72 para 47 pontos em questão de minutos.

O próprio SBT esperava uma boa audiência, mas foi surpreendido com os recordes. A expectativa era alcançar algo em torno de 30 pontos. “Precisávamos conseguir no mínimo 25 pontos de audiência para compensar”, disse Pyr Marcondes, então gerente de comercialização da emissora.

Regina e Lima Duarte em cena de Roque Santeiro, que passou a começar mais tarde

Globo atrasa programação

O sucesso de Pássaros Feridos fez cair algo impensável: a conhecida pontualidade da programação da Globo. “A Globo, aparentemente contrariada com a derrota, não teve dúvidas e, na terça-feira, atrasou em mais de meia hora sua programação, esticando os programas Jornal Nacional e Roque Santeiro, que terminou às 21h55, quando normalmente estaria cedendo lugar para o enlatado Magnum, às 21h20. O SBT não se deu por achado e, encerrado o programete Momentos Menudo, desfiou uma sucessão de desenhos animados A Pantera Cor de Rosa, à espera de que a Globo se cansasse e pusesse um fim ao capítulo da novela, para, então, colocar no ar a segunda parte de Pássaros Feridos”, relatou a Folha de 23 de agosto de 1985.

Segundo o texto, na quarta-feira aconteceu a mesma coisa: a novela terminou às 21h50. “Segundo dados do Ibope, a façanha da segunda repetiu-se na terça, já que a minissérie continuou na média de 41 pontos, contra 21 da Globo”, destacou o jornal.

“Em reação à semana anterior, esses números mostram que a Globo perdeu 20% da audiência. O Ibope registra 62% como o índice de Viva o Gordo na semana passada. Os resultados preocuparam o alto comando global. Até porque a tática de atrasar Roque Santeiro para só soltar o público depois do início de Pássaros Feridos pode não dar certo. Sílvio Santos avisou que a série começa depois da novela e a TVS já avisou que, se a Globo espichar capítulo, a série espera. Só entra no ar depois de exibidos os últimos acordes de Roque Santeiro”, destacou reportagem de Miriam Lage no Jornal do Brasil de 21 de agosto de 1985.

Silvio Santos concedeu entrevista à Folha e disse que não fez nada mais que cumprir o que disse. “Foi uma questão de cumprir a promessa que fiz para meu público. No último domingo, apresentei uma amostra da minissérie no meu programa e disse que, para não atrapalhar os fãs de Roque Santeiro, Pássaros Feridos começaria um minuto após terminada a novela da Globo. Pelo visto, a concorrente atrasou a programação por nossa causa, mas vamos continuar cumprindo a promessa, embora a intenção não seja fazer guerra”.

Pássaros Feridos foi exibida novamente pelo SBT em outras ocasiões, sendo a últimas delas em 2006, sem alcançar, no entanto, a mesma repercussão.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.