Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA COPA DE 98

Mauro Naves revela intriga entre Galvão Bueno e ex-craque da Seleção; saiba o motivo

RAMÓN VASCONCELOS/TV GLOBO e REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Montagem de fotos com Galvão Bueno, narrador da Globo, e Rivaldo, ex-jogador da Seleção Brasileira

Galvão Bueno foi alvo de reclamações de Rivaldo na Copa do Mundo de 1998 por causa de Ronaldo Fenômeno

REDAÇÃO

Publicado em 6/2/2020 - 4h57

Um dos craques da Seleção Brasileira nos anos 1990 e 2000, Rivaldo ficou incomodado com uma suposta predileção de Galvão Bueno por Ronaldo Fenômeno na Copa do Mundo de 1998. A história foi revelada por Mauro Naves. Antes da semifinal da competição, o ex-jogador procurou o então repórter esportivo da Globo para fazer a reclamação.

"Na Copa de 1998, quando o Ronaldo estava arrebentando, o Brasil iria jogar pela segunda vez em Marseille [na França], era semifinal. O Brasil se hospedou a uns 50 quilômetros de lá, pra não ficar com buxixo e tal. Eu fui destacado pra ir fazer a cobertura. Quando acabou o jantar, o Rivaldo me chamou de canto", relatou Naves, em entrevista divulgada na quarta (5) no podcast Qualé, Moré?, de Ivan Moré.

"Rivaldo falou assim: 'Ô Mauro, será que o seu narrador pensa que não tem televisão lá no Recife?' Aí eu respondi: 'Como, Rivaldo? É claro que ele sabe que tem televisão no Recife'. Ele falou seu narrador, ele nem falou o nome [do Galvão]. Aí eu perguntei: 'Por que, Rivaldo?'. 'Porque ele não fala meu nome, só fala o nome do outro [Ronaldo]'", revelou o repórter.

Rivaldo e Ronaldo eram, respectivamente, os camisas 10 e 9 da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1998, ano em que o Brasil foi vice-campeão, e de 2002, quando aconteceu a conquista do pentacampeonato. De acordo com Naves, existia um "ciuminho" entre os dois craques.

"Ele [Rivaldo] falou que a família telefonava pra ele, naquela época não tinha WhatsApp, essas coisas. 'A minha família está assistindo e diz que ele [Galvão] não fala meu nome. Acontece o seguinte, Mauro. O outro vem com a bola, o seu narrador fala assim: Lá vai o Ronaldinho [imita Galvão, enrolando o 'r'], Ronaldinho pela direita e é Ronaldinho que toca'", disse Naves, em referência à reclamação de Rivaldo.

"'Aí o Ronaldinho passa a bola pra mim e ele [Galvão] fala assim: E aí, [Paulo Roberto] Falcão [então comentarista da Globo], o que você está achando do jogo? Ele não fala meu nome. Aí eu vou, driblo um, driblo dois e driblo três e passo de novo a bola, e ele fala de novo: Peraí, Falcão, e lá vai Rrrronaldinho...'", contou o jornalista, aos risos.

Mauro tentou colocar panos quentes na situação e livrar a barra de seu colega de trabalho: "Eu respondi pra ele: 'Os caras estão envenenando você, Rivaldo. Imagina, o Galvão sabe que você está matando a pau nessa Copa'".

A entrevista de Moré com Mauro Naves está disponível em plataformas digitais. A conversa tem 1 hora e 18 minutos; ele conta sobre a intriga entre Rivaldo, Ronaldo e Galvão a partir dos 45 minutos.

Treta em 2014

Na Copa do Mundo de 2014, Rivaldo voltou a reclamar de Galvão Bueno. Dessa vez, publicamente. Em post realizado em suas redes sociais após a derrota do Brasil para a Holanda na decisão do terceiro lugar, Rivaldo disse que não precisava do reconhecimento do narrador, que não o citou em uma lista de grandes craques da história da Seleção Brasileira.

"Não preciso do seu reconhecimento, Galvão Bueno. O povo brasileiro e o mundo sabem da minha importância para a história da Seleção Brasileira e do futebol mundial. Nunca precisei puxar saco de ninguém da mídia. Fiz meu papel e muito bem feito. E você, Galvão, sabe muito bem o porquê estou falando isso", escreveu. Galvão Bueno nunca deu uma resposta direta às críticas de Rivaldo.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.