DESGASTADO?

MasterChef tem pior final da história, mas bate Globo durante meia hora

REPRODUÇÃO/BAND

Ana Paula Padrão na final da quinta temporada do MasterChef Brasil: audiência em queda - REPRODUÇÃO/BAND

Ana Paula Padrão na final da quinta temporada do MasterChef Brasil: audiência em queda

GABRIEL SOUZA - Publicado em 01/08/2018, às 12h11

O MasterChef Brasil encerrou sua quinta temporada com sinais de desgate. O reality culinário comandado por Ana Paula Padrão marcou 6,3 pontos de média na Grande São Paulo em sua final realizada na terça (31). É o pior desempenho de todas as temporadas do programa. Ainda assim, bateu o Conversa com Bial, da Globo, e foi líder durante meia hora.

Na média geral, os 22 episódios da competição exibida pela Band marcaram 4,8 pontos. O resultado só é superior ao da primeira edição, veiculada em 2014, e que teve 4,5. Fica atrás também dos spinoffs MasterChef Júnior (5,7) e MasterChef Profissionais (6,8, na primeira temporada, e 4,9, na segunda).

Mesmo com o desempenho em queda, MasterChef ainda é, de longe, a maior audiência da Band. Supera medalhões como José Luiz Datena e Ricardo Boechat, que tiveram 4,1 e 3,7 pontos na terça, respectivamente. O reality é a única atração que consegue se impor frente à concorrência: nos demais dias da semana, a linha de shows da emissora perde até para a RedeTV!.

A final que consagrou Maria Antonia Russi como a quinta campeã do reality liderou a audiência das 0h30 à 1h da manhã. Nesse horário, marcou 7,6 pontos, contra 7,4 do SBT, e empurrou a Globo para terceiro lugar, com 6,3. Além disso, o programa superou a Record na média geral, das 22h30 à 1h01, por 6,3 a 4,5 pontos.

Band tenta reverter fuga do público
Preocupada com a queda de audiência do programa, a Band estuda novas possibilidades para reerguer seu programa mais lucrativo. Por isso, não se surpreenda caso a emissora lance em 2019 uma temporada "all stars", com os participantes que se tornaram os "queridinhos" do público ao longo dos cinco primeiros anos do talent show.

Outra possibilidade, descartada há três anos e que agora voltou a ser discutida, é uma temporada com participantes famosos. O problema para viabilizar essa competição, na atual conjuntura da emissora, é a falta de verba para o cachê.

A Band enfrenta uma de suas piores crises financeiras e tem promovido cortes em todos os setores. Na segunda (30), por exemplo, demitiu a ativista Luisa Mell antes mesmo de seu programa estrear. Ela havia sido contratada em maio, mas o projeto acabou engavetado e ela perdeu o emprego.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Com quem Maria da Paz deve ficar em A Dona do Pedaço?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook