'MENAS'?
REPRODUÇÃO/SBT
Marcão do Povo na edição desta terça (18) do Primeiro Impacto: apresentador deslizou no uso do vocabulário
REDAÇÃO
Publicado em 18/8/2020 - 13h36
Ao exaltar uma operação da Polícia Federal contra o tráfico de drogas, realizada em 12 Estados e no Distrito Federal, Marcão do Povo escorregou no português e falou mais de uma vez o termo "menas", que não existe no vocabulário. O deslize aconteceu ao vivo na manhã desta terça-feira (18) durante o policialesco Primeiro Impacto, do SBT.
"Quando a gente vê o combate ao tráfico de drogas, a gente vê menos assaltos, a gente vê menas famílias destruídas, a gente vê menas mortes nas ruas. É um conjunto de fatores", disse Marcão.
Nas redes sociais, um telespectador atento do Primeiro Impacto percebeu o deslize do apresentador. "Mas gente, o Marcão do Povo usa o termo menas", escreveu o usuário Robson Santos. Apesar de ser usado por alguns como um substantivo feminino, o termo "menas" está incorreto na língua portuguesa.
"No Brasil, na linguagem coloquial desescolarizada, ocorre a forma deturpada 'menas'. É a forma de padrão inculto. No padrão culto da língua, não há registro da forma 'menas'. É tudo menos", explicou o professor Pasquale Cipro Neto em sua coluna na rádio CBN, em 2018.
Assista ao vídeo abaixo, com o momento em que Marcão do Povo usa "menas" duas vezes, a partir dos 30 segundos:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.