MANUELAVERSO?
JORGE BISPO/TV GLOBO
A autora Manuela Dias; segunda temporada de Justiça trará elementos já conhecidos pelo público
Manuela Dias admite que não dá para fazer nos dedos os cálculos necessários para tirar uma nova temporada de Justiça do papel. O modelo "quase matemático" obriga a autora a quebrar a cabeça para amarrar as histórias inéditas com rostos já conhecidos pelo público --e tudo embalado pelo ritmo do piseiro no interior da Bahia.
Após fazer a estreia na literatura com o romance Tilikum, ela se dedica com mais afinco à produção e até já dá detalhes do processo criativo nas redes. "Vão ter personagens da primeira temporada na segunda", avisa a escritora, em entrevista exclusiva ao Notícias da TV.
Manuela, entretanto, frisa que o diálogo acontecerá apenas dentro do mesmo universo narrativo. Ou seja, as teorias de que Penha (Clarissa Pinheiro) e Leila (Arieta Corrêa) de Amor de Mãe (2019) dariam as caras na trama são infundadas.
Os rumores surgiram no final do folhetim, em que as "rainhas do Passeio" deixaram o crime para trás para recomeçar a vida como donas de um bar em Goiás. "Se vai ter um 'manuverso'? Não. Acho que só [voltam] mesmo [personagens] de Justiça. Até porque a história também migrou de Goiânia", adianta.
A dramaturga optou por levar a segunda temporada para o interior da Bahia, por uma série de questões. Ela ressalta que a pandemia de Covid-19 não foi uma delas. "Eu sou muito fã do piseiro, então levei a história para o centro-oeste do estado", explica ela, que é natural de Salvador.
O ritmo é uma variação da pisadinha que surgiu no Nordeste no início dos anos 2010 antes de estourar pelo país. Ele mistura elementos do arrocha, do tecnomelody e do brega, como nas canções de João Gomes, Zé Vaqueiro e Raí Saia Rodada.
O que eu posso contar é que vou manter o formato. São quatro histórias que se entrelaçam, com um protagonista a cada dia da semana. A gente vai assistir mais uma vez a um quebra-cabeça que vai se entrelaçando aos poucos, só agora com histórias totalmente diferentes.
Conforme o Notícias da TV já havia adiantado, Manuela tem planos de também resgatar um dos destaques de Amor de Mãe. Ela escreve O Diário de Dona Lurdes, inspirada na personagem de Regina Casé, em que promete matar um pouco a saudade do público pela mãe de Domênico (Chay Suede).
Com duas sinopses de novela já entregues à Globo, a autora espera um sinal verde para começar a produzi-las. Enquanto isso, ela continua a gastar até o último neurônio com Justiça:
Justiça é uma coisa que cansa muito, porque é matemático. Três para frente, dois para trás. Se você tem uma ideia nova, aí tem que remontar tudo. Não é livre. E, às vezes, eu descubro um erro na estrutura quando já estou escrevendo os diálogos. Aí eu tenho que voltar tudo. Mas é isso. Escrever é reescrever.
Confira a publicação de Manuela Dias sobre Justiça 2 no Twitter:
Justiça 2 vem@por aí! pic.twitter.com/cR3gMX9JKh
— Manuela Dias (@manuela_dias) May 22, 2022
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.