Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

História da TV

Livro reúne mais de 3.000 artistas e programas da televisão brasileira

Divulgação/TV Globo

Paulo Gracindo e Lima Duarte em Roque Santeiro (1985); novela está no Dicionário da Televisão Brasileira - Divulgação/TV Globo

Paulo Gracindo e Lima Duarte em Roque Santeiro (1985); novela está no Dicionário da Televisão Brasileira

PAULO PACHECO

Publicado em 13/3/2015 - 19h02
Atualizado em 16/3/2015 - 4h35

Resumir os quase 65 anos da televisão brasileira em um livro é uma missão difícil. O jornalista Thell de Castro, colunista do Notícias da TV, encarou o desafio e escreveu o Dicionário da Televisão Brasileira, que será lançado nesta segunda-feira (16), em São Paulo, pela editora In House (veja abaixo). A publicação tem mais de 3.000 verbetes com programas e artistas que ajudaram a construir a história da TV no país.

Para chegar aos 3.000 mil personagens e fatos da TV brasileira, Thell de Castro teve de fazer escolhas e pequenos "sacrifícios", como excluir a TV por assinatura. O jornalista pretende compensar o que faltou e publicar o segundo volume do Dicionário da Televisão Brasileira, atualizado, em outubro, além de lançar mais dois livros sobre história da TV. O próximo sairá em abril.

"Tivemos limitações de espaço para que o livro não ficasse muito grande. Então tive que selecionar e cortar texto em alguns casos. Levei quase todo o primeiro mês de trabalho para definir como seria a padronização das informações", explica Castro, que demorou sete meses para elaborar o Dicionário da Televisão Brasileira.

Os verbetes do livro, de A a Z, vão do TV na Taba, programa que inaugurou a extinta Tupi, em 1950, a Sete Vidas, novela das seis que estreou na última segunda (2), na Globo. Também passa por atrações importantes como Roque Santeiro, que chegou a ter 100 pontos de audiência. Thell de Castro foi além da internet e vasculhou fitas de vídeo e jornais antigos para refinar a busca e publicar informações raras.

"Eu me esforcei para trazer ao público as datas precisas de início e o fim de programas, especialmente os mais conhecidos. Pessoas da área de televisão já debateram muito sobre a estreia da Praça da Alegria, do Manuel de Nóbrega [1913-1976]. Tem uma novela da Globo que todo mundo divulga que começou em um dia, mas na verdade foi somente no dia seguinte por proibição da Censura, nos anos 1980", antecipa.

Castro escreve todos os domingos no Notícias da TV a coluna Memória da TV.


Lançamento do livro Dicionário da Televisão Brasileira

Autor: Thell de Castro

Editora: In House

Quando: 16 de março (segunda-feira), 19h

Onde: Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74, São Paulo)

Quanto: R$ 49,90


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.