LUTO
REPRODUÇÃO/REDETV!
Juarez Soares (1941-2019) no programa Bola na Rede, da RedeTV!, última emissora em que trabalhou
REDAÇÃO
Publicado em 23/7/2019 - 15h59
Atualizado em 23/7/2019 - 16h20
Juarez Soares, também conhecido como China, morreu nesta terça (23), aos 78 anos. Ele lutava contra um câncer no intestino e no reto. O jornalista esportivo trabalhou em diversas emissoras, como Globo, Record e RedeTV!. Seu último trabalho foi na rádio Capital, em São Paulo. Amigos do comentarista usaram as redes sociais para lamentar a morte. Time do coração de Juarez, o Corinthians também divulgou uma nota.
"Lamentamos o falecimento do jornalista e corinthiano Juarez Soares, que durante tantos anos, como repórter, narrador e comentarista esportivo, levou as informações do Coringão para a Fiel, na TV ou no Rádio. Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento de dor", publicou o clube Alvinegro em seu Twitter.
Um dos principais parceiros de Juarez Soares na profissão, o narrador Silvio Luiz também expressou sua tristeza com a morte do amigo. Os dois trabalharam juntos até abril deste ano, quando o China foi demitido da RedeTV!.
"Sinto comunicar o falecimento do meu querido amigo Juarez Soares. Carinhosamente, chamava-o de China", resumiu Silvio Luiz.
"Morreu Juarez Soares, aos 78 anos. Um dos comentaristas mais marcantes da TV na minha infância, quando me apaixonei pelos esportes. Um dos grandes parceiros de Luciano do Valle e talvez o principal do Silvio Luiz. Tristeza", escreveu Everaldo Marques, narrador da ESPN.
"Perdemos o Velho Sábio Chinês: morreu Juarez Soares!", disse Milton Neves, relembrando o apelido que deu ao comentarista em programas esportivos, como o Debate Bola (2001 - 2007), da Record.
"Morre Juarez Soares, uma pessoa importante na minha carreira. Foi fundamental em meu primeiro jogo de futebol no SBT: 'Garoto, você é o comandante, confio cegamente, faça o que sempre fez que vai dar muito certo. Um prazer estar com você'. Palavras que nunca esqueci e de grande valia", relembrou Téo José, narrador do Fox Sports.
"Que Deus acolha em Sua infinita misericórdia o comentarista Juarez Soares, com o qual tive a honra de trabalhar na Record. Marcou seu nome na história! Muita força e Paz aos familiares...", desejou Alex Muller, apresentador do Esporte Interativo.
"Triste, muito triste. Morreu Juarez Soares, companheiro de décadas na Band. O China nunca perdeu o olhar do repórter. Craque no rádio, seja na Nacional ou Globo, marcou também no Bom Dia São Paulo, da Globo. Foi comentarista e o maestro da sinuca no Show do Esporte", recordou o jornalista Alvaro José, do Grupo Bandeirantes.
Leia abaixo os tuítes de amigos e fãs de Juarez Soares da imprensa esportiva:
SINTO COMUNICAR O FALECIMENTO DO MEU QUERIDO AMIGO JUARES SOARES QUE CARINHOSAMENTE CHAMAVA-O DE CHINA😢
— Silvio Luiz (@silvioluiz) 23 de julho de 2019
Perdemos o Velho Sábio Chinês: morreu Juarez Soares!
— Milton Neves (@Miltonneves) 23 de julho de 2019
Morre Juarez Soares: o 'Velho Sábio Chinês' subiu para o céu! - https://t.co/rVijostOLOpic.twitter.com/YpgHgQqI48
— Milton Neves (@Miltonneves) 23 de julho de 2019
Triste , muito triste .
— alvaro josé Paes Lem (@alvarojosetv) 23 de julho de 2019
Morreu Juarez Soares .
Companheiro de décadas na @BandTV , o China nunca perdeu o olhar do repórter .
Craque no rádio , seja na Nacional ou Globo , marcou também no Bom Dia Sp da Tv Globo . Foi comentarista e o maestro da sinuca no Show do Esporte.#Rip
Morreu Juarez Soares, aos 78 anos. Um dos comentaristas mais marcantes da TV na minha infância, quando me apaixonei pelos esportes. Um dos grandes parceiros de Luciano do Valle e talvez o principal do Silvio Luiz. Tristeza.
— Еveraldo Marques (@everaldomarques) 23 de julho de 2019
Como também nunca esqueci dos papos longos, grandes histórias no restaurante Xapuri em BH. Muito obrigado Juarez Soares, uma nova estrelinha lá em cima.
— Téo José (@teojose) 23 de julho de 2019
Lamentamos o falecimento do jornalista e corinthiano Juarez Soares, que durante tantos anos, como repórter, narrador e comentarista esportivo, levou as informações do Coringão para a Fiel, na TV ou no Rádio. Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento de dor😢
— Corinthians (@Corinthians) 23 de julho de 2019
Juarez Soares Moreira nasceu em 16 de julho de 1941 em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Começou a carreira no jornalismo esportivo aos 17 anos, na Rádio Cultura de Lorena.
Três anos mais tarde, transferiu-se para a capital paulista, onde foi aprovado em testes nas Emissoras Associadas, passando a trabalhar como repórter esportivo. No rádio, teve passagens pela Globo, Record, Transamérica, Tupi, Excelsior e Gazeta.
Sua carreira na TV começou em 1974, quando se transferiu do rádio para a TV Globo. Atuou como repórter e comentarista esportivo da emissora até 1982, tendo participado das coberturas da Olimpíada de Montreal, em 1976, da Copa do Mundo de 1978, na Argentina, e da Copa do Mundo da Espanha, em 1982.
Ainda na década de 1980, foi trabalhar na Band com o amigo Luciano do Valle. Juarez chegou a ser diretor de Esportes da emissora, participando do programa Show do Esporte e da cobertura de três Copas do Mundo (1986, 1990 e 1994).
Depois da TV Bandeirantes, o jornalista ainda teve passagens marcantes no SBT, na Record e na Cultura. De 2013 até abril de 2019, trabalhou como comentarista da RedeTV! em programas esportivos e também em transmissões de eventos de futebol, como a Série B do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Inglês.
Desde dezembro de 2018, ele fazia parte da equipe de esportes da rádio Capital, em São Paulo. Estava afastado para tratar um câncer no intestino e no reto.
Juarez Soares morreu após sofrer duas paradas cardíacas nesta terça, a primeira foi em casa e a segunda na Santa Casa de Misericórdia, na zona oeste de São Paulo. De acordo com a RedeTV!, o enterro vai acontecer na quarta (24), no Cemitério da Consolação.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.