BOMBA ATÔMICA?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Felipe Santana no Jornal Nacional; reportagem sobre ameaça russa aos Estados Unidos no espaço
O Jornal Nacional imitou os filmes Star Wars para explicar uma crise entre Rússia e Estados Unidos por causa de um satélite. A reportagem de Felipe Santana começou exatamente como os longa-metragens de George Lucas, que fazem um pequeno resumo dos acontecimentos anteriores --com um texto em fonte amarela sobre uma imagem do espaço.
"É uma guerra espacial, por enquanto feita de acusações dos dois lados O último capítulo foi esse mês: os Estados Unidos acusaram a Rússia de ter mandando para o espaço uma arma", disse o texto inicial.
Segundo Santana, os russos teriam mandado um satélite para a mesma órbita de um que é mantido pelos Estados Unidos. Ele é utilizado para monitoramento ou espionagem. "Dependendo do ponto de vista", explicou.
Os especialistas ouvidos pela Globo levantaram diversas possibilidades para a ação da Rússia, entre elas uma catastrófica –o lançamento de uma bomba atômica na órbita da Terra.
"Na hora que ela é detonada, não só destroi o que está no espaço, mas cria uma explosão de raios x, ultravioleta e gama que dão curto-circuito nos chips [dos satélites]. Seria capaz de causar uma apagão geral nas redes de telecomunicação". comentou o jornalista.
Veja a imagem:
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
.
A reportagem repercutiu nas redes sociais. "O Jornal Nacional acabou de fazer uma referência a Star Wars numa reportagem séria sobre geopolítica" apontou Igor no X (antigo Twitter). "Mano, o Jornal Nacional fez uma referência a Star Wars", concordou um perfil identificado apenas como Cah.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.