Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Jornalismo

Jornal da Globo já tem substituta para William Waack; saiba quem é

Reprodução/GloboNews

Renata Lo Prete durante participação no Jornal das Dez, da GloboNews, na semana passada - Reprodução/GloboNews

Renata Lo Prete durante participação no Jornal das Dez, da GloboNews, na semana passada

DANIEL CASTRO

Publicado em 19/10/2015 - 5h22
Atualizado em 19/10/2015 - 13h10

A Globo já escolheu a jornalista que substituirá William Waack em suas ausências no Jornal da Globo. Será Renata Lo Prete, 51 anos, uma das principais repórteres de política do país na atualidade. Renata foi comunicada na semana passada de que está de "stand by" de Waack. Ou seja, na primeira oportunidade em que o titular se afastar do Jornal da Globo, ela assumirá a apresentação. Será sua estreia como apresentadora na Globo.

Assim, a jornalista desponta como eventual substituta de Waack, quando ele vier a se afastar definitivamente do noticioso, que passou a ancorar sozinho na última quarta-feira (14). Renata já gravou vários pilotos como apresentadora do Jornal da Globo e agradou à cúpula da emissora. Ela ficou de "reserva" do telejornal pela primeira vez em junho, quando Christiane Pelajo sofreu uma queda de cavalo e ficou 40 dias afastada, se recuperando de cirurgias.

Na semana passada, após dez anos, Christiane Pelajo deixou o Jornal da Globo. Oficialmente, Christiane saiu por causa do "horário". Extraoficialmente, sua convivência com William Waack chegou a um nível insuportável, segundo pessoas próximas. Além disso, Waack conseguiu convencer a direção de jornalismo a adotar um novo formato para o Jornal da Globo, inspirado em um programa de debates da TV alemã. Segundo o jornalista Mauricio Stycer, do UOL, Pelajo foi afastada do Jornal da Globo, diferentemente da versão oficial.

Renata Lo Prete é desde 2012 editora de política e comentarista do Jornal das Dez, da GloboNews. Até então, sua carreira tinha sido quase totalmente dedicada ao jornalismo impresso. Ela começou em 1985, em rápidas passagens por O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. No ano seguinte, migrou para a Folha de S.Paulo, onde se fixou. Até deixar a Folha, há três anos, Renata foi repórter, editora da Primeira Página, ombudsman e editora do Painel, coluna de política do jornal. 

Foi na posição de editora do Painel que Renata cravou um dos maiores furos do jornalismo político recente. Em 2005, uma entrevista sua com o então deputado Roberto Jefferson deflagrou o escândalo do mensalão.

Prestigiada na GloboNews, Renata eventualmente comparece na Globo, como comentarista do Bom Dia Brasil e do Jornal da Globo.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.