Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO

Inimigo da Globo, Bolsonaro renova a primeira concessão de TV de Silvio Santos

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Jair Bolsonaro abraça Silvio Santos no palco de seu programa

Jair Bolsonaro e Silvio Santos juntos no SBT em 2019: presidente renova 1ª concessão do apresentador

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/12/2022 - 12h59

Dezessete dias antes de deixar a Presidência do Brasil, Jair Bolsonaro (PL) renovou a primeira concessão de TV que o governo federal deu para Silvio Santos. O mandatário do país assinou na segunda (12), dia em que o apresentador completou 92 anos de idade, a cessão por mais 15 anos do canal 11 do Rio de Janeiro --lançado cinco anos antes do SBT

A renovação da concessão foi publicada nesta terça (13) pelo Diário Oficial da União, mas foi assinada na segunda (12), conforme apurou o Notícias da TV.

"Fica renovada, de acordo com o disposto no art. 33, § 3º, da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962 - Código Brasileiro de Telecomunicações, por quinze anos, a concessão outorgada à TVSBT Canal 11 do Rio de Janeiro Ltda", diz o trecho do documento. Além de Bolsonaro, assinou o documento o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que é genro de Silvio Santos e marido de Patrícia Abravanel. 

O canal 11 foi o embrião do que se tornaria o SBT a partir de 1981. Em 1975, após uma grande batalha para convencer a Ditadura Militar (1964-1985) de que era um empresário sério, Silvio ganhou a concessão da TVS Rio, que estreou em 14 de maio de 1976. Na época, a emissora foi independente, sem ligação com qualquer rede nacional da época.

De início, além de atrações comandadas pelo próprio Silvio Santos e outros apresentadores, a programação da emissora, que ia ao ar diariamente de 18h até meia-noite, era composta por séries, desenhos animados e filmes. As produções eram exaustivamente reprisadas ao longo do dia para preencher os horários.

Somente em 1º de junho de 1977 começou a haver uma diversificação da grade, através da exibição de telenovelas, pequenos telejornais e outras atrações. Toda a programação era feita nas instalações do Grupo Silvio Santos em São Paulo, o que gerou o apelido de "a mais paulista das TVs cariocas".

Surgimento do SBT 

Em 1981, Silvio Santos venceu a concorrência para outras concessões, como o canal 4 de São Paulo. A TVS Rio então se juntou ao SBT e mudou de nome para SBT Rio. Atualmente, a emissora local tem médias de 4 pontos de audiência e briga pela vice-liderança com a Record.

A renovação de uma concessão de Silvio Santos acontece quando a Globo tenta renovar o canal 4 do Rio de Janeiro, cabeça de sua rede nacional, que é a maior do Brasil.

O processo ainda segue no Congresso Nacional. Por causa de atrasos em trâmites, a situação deverá cair na mão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito que assume em 1º de janeiro de 2023.

Veja vídeo de Silvio Santos comemorando seu aniversário:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.