Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUCESSO INFANTIL

Governo vê nudez e assédio em Rebelde e altera classificação para maiores de 14 anos

Reprodução/Televisa

Dulce Maria caracterizada como Roberta com uma fita na boca

Dulce Maria amordaçada em cena de Rebelde; novela teve classificação indicativa alterada

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 29/6/2023 - 13h15

Antes identificada como livre para todos os públicos, a novela Rebelde sofreu uma alteração em sua classificação indicativa. Sucesso entre as crianças e adolescentes em sua exibição original, a trama que segue os alunos da escola Elite Way e se tornou um fenômeno no Brasil nos anos 2000 agora só é recomendada para maiores de 14 anos.

A decisão foi tomada pelo coordenador de Política de Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, Eduardo de Araújo Nepomuceno, e publicada nesta quarta-feira (28). Consumo de drogas ilícitas, assédio sexual, violência, nudez, bullying, agressão verbal e linguagem depreciativa foram fatores identificados nos capítulos que fizeram com que a classificação fosse alterada.

De acordo com a nova recomendação, como obra destinada ao público maior de 14 anos, a novela deveria ser exibida na programação do SBT apenas a partir das 21h --porém, desde 2016, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), a classificação indicativa não é mais vinculada ao horário de transmissão e funciona apenas como uma sugestão. Atualmente, a reprise de Rebelde está no ar na emissora de Silvio Santos de segunda a sexta, às 14h15.

"A decisão é válida para a obra completa e para as derivadas que porventura estejam em exibição. É facultado ao interessado exibir o conteúdo derivado, nos casos de supressão de conteúdos de obras já classificadas, desde que mantida a classificação do processo original", determina a decisão.

O SBT tem cinco dias para utilizar a nova classificação em sua programação. A emissora, porém, não tem nenhuma obrigação por lei de seguir a recomendação de horário do Ministério da Justiça. O caráter da classificação é apenas informativo, e serve como uma orientação para que crianças e adolescentes não sejam expostos a programas com conteúdos inadequados.

Principalmente nos anos 2000, Rebelde foi uma atração que fazia sucesso entre as crianças e adolescentes. Em 2023, o RBD, banda que nasceu da novela mexicana, promoverá uma turnê de reencontro, que esgotou ingressos em oito apresentações no Brasil.

Procurado pelo Notícias da TV, o SBT ainda não se posicionou sobre a nova recomendação de faixa etária. Caso a emissora responda sobre as decisões com relação à novela Rebelde, a reportagem será atualizada.

TUDO SOBRE

Rebelde

SBT


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.