Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

CLOSED CAPTION

Globoplay lança nova função para promover inclusão de deficientes

Reprodução/Globoplay

A cantora Sandy durante depoimento em trecho da série documental Sandy e Junior: A História

Sandy no documentário Sandy e Junior: A História, que já está com a função de legendas ocultas

REDAÇÃO

Publicado em 24/7/2020 - 12h28

O Globoplay lança a partir desta sexta (24) uma nova função para os assinantes. Agora, é possível que telespectadores optem por incluir legendas em português de tudo que está sendo dito nas cenas das atrações originais --função mais conhecida como closed caption. Isso promove maior acessibilidade de deficientes auditivos à plataforma.

O closed caption é uma tecnologia que consiste em transmitir em legendas tudo que é falado em qualquer tipo de programa televisivo. Assim, quem tem deficiência auditiva pode se beneficiar dessa inclusão e acompanhar todas as histórias. A tecnologia também é útil e muito usada em ambientes com outras interferências sonoras ou silenciosos, como salas de espera e academias.

O Globoplay já tinha esse sistema disponível em todos os conteúdos da programação linear da TV Globo, como telejornais, novelas e programas de variedade.

A novidade é que agora todas as séries, documentários e filmes considerados originais do Globoplay também terão closed caption. A tecnologia já está disponível na série Aruanas e na série documental Sandy e Junior: A História.

Para acessar o closed caption, basta clicar em legendas e escolher a opção "português". A plataforma afirma que há a previsão de que todas as séries e documentários originais sejam gradativamente atualizados com o closed caption.

O Globoplay ainda promete melhorar em breve os recursos de legendas ocultas e incluir também audiodescrição (com informações relevantes do áudio de um conteúdo, como momentos de vaias, choro, palmas ou trovões, por exemplo).

Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.