Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLOSED CAPTION

Globoplay lança nova função para promover inclusão de deficientes

Reprodução/Globoplay

A cantora Sandy durante depoimento em trecho da série documental Sandy e Junior: A História

Sandy no documentário Sandy e Junior: A História, que já está com a função de legendas ocultas

REDAÇÃO

Publicado em 24/7/2020 - 12h28

O Globoplay lança a partir desta sexta (24) uma nova função para os assinantes. Agora, é possível que telespectadores optem por incluir legendas em português de tudo que está sendo dito nas cenas das atrações originais --função mais conhecida como closed caption. Isso promove maior acessibilidade de deficientes auditivos à plataforma.

O closed caption é uma tecnologia que consiste em transmitir em legendas tudo que é falado em qualquer tipo de programa televisivo. Assim, quem tem deficiência auditiva pode se beneficiar dessa inclusão e acompanhar todas as histórias. A tecnologia também é útil e muito usada em ambientes com outras interferências sonoras ou silenciosos, como salas de espera e academias.

O Globoplay já tinha esse sistema disponível em todos os conteúdos da programação linear da TV Globo, como telejornais, novelas e programas de variedade.

A novidade é que agora todas as séries, documentários e filmes considerados originais do Globoplay também terão closed caption. A tecnologia já está disponível na série Aruanas e na série documental Sandy e Junior: A História.

Para acessar o closed caption, basta clicar em legendas e escolher a opção "português". A plataforma afirma que há a previsão de que todas as séries e documentários originais sejam gradativamente atualizados com o closed caption.

O Globoplay ainda promete melhorar em breve os recursos de legendas ocultas e incluir também audiodescrição (com informações relevantes do áudio de um conteúdo, como momentos de vaias, choro, palmas ou trovões, por exemplo).

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.