DESCUIDO?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Imagem usada pela Globo em reportagem sobre médicos assassinados foi pirateada da Record
A Globo reproduziu sem autorização uma imagem obtida com exclusividade pelo Jornalismo da Record no Rio de Janeiro. Ela mostrou no Bom Dia Rio a foto de quatro médicos minutos antes de três deles serem assassinados na madrugada desta quinta (5), no Rio. A emissora até deixou à mostra uma parte do relógio do RJ no Ar, telejornal da Record, que exibiu a fotografia em primeira mão. Em nota, ela alega que a imagem tem circulado "em grupos de mensagens e nas redes sociais".
O Notícias da TV apurou que a emissora dos Marinho voltou a utilizar a imagem, sem crédito para a Record, em outras duas reportagens sobre o caso: no Bom Dia SP e também no Bom Dia Brasil. Desta vez, a Globo editou a foto para retirar o relógio e despistar o telespectador sobre a origem do retrato.
A imagem que mostra os quatro médicos sentados no quiosque em que aconteceu o ataque foi transmitida primeiro no RJ No Ar, às 7h39. A Globo também iniciou o Bom Dia Rio com a cobertura do assassinato, mas a foto pirateada foi aparecer na programação apenas às 7h53, 14 minutos depois.
Procurada pela reportagem, a Comunicação da Globo informou que a imagem foi reproduzida da internet: "A citada foto dos médicos está circulando em grupos de mensagens e em redes sociais desde cedo e foi reproduzida por diversos veículos da imprensa ao longo do dia".
Abaixo, é possível ver que a primeira imagem, veiculada pela Record, conta com um relógio do horário em que foi exibida a foto, às 7h39 desta quinta (5). Já na segunda imagem, reproduzida da Globo, há um pequeno quadrado amarelo no canto superior esquerdo, no qual havia o relógio da Record, mas que foi editado para aparecer na líder de audiência. Confira:
reprodução/RECORD
Imagem obtida com exclusividade pela Record
reprodução/TV GLOBO
Foto da Record veiculada na Globo, sem crédito
Os médicos Daniel Sonnewend Proença, Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida foram atacados na madrugada desta quinta (5) em um quiosque no Rio de Janeiro. Eles estavam na capital fluminense para participar de um congresso. Daniel foi o único sobrevivente. Ele levou três tiros e está internado no Hospital Municipal Lourenço Jorge.
A polícia informou que ao menos 20 disparos foram feitos pelos bandidos. Os homens chegaram em um carro, pararam ao lado da mesa em que os quatro estavam e efetuaram os disparos. Nenhum pertence deles foi levado, por isso as autoridades descartaram a hipótese de roubo e estão tratando o caso como uma possível execução --Diego Bomfim é irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Familiares alegam que eles podem ter sido mortos por engano.
Agentes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) chegaram a efetuar buscas pela região, mas ninguém foi preso. As provas são as imagens da câmera de segurança do estabelecimento, que registraram todo o ataque.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.