Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM GUERRA

Globo nega caça aos memes e bloqueio de contas no Twitter

Reprodução/TV Globo

Participação apática de Gloria Pires no Oscar virou meme na web; até a atriz lucrou com a história - Reprodução/TV Globo

Participação apática de Gloria Pires no Oscar virou meme na web; até a atriz lucrou com a história

LUCIANO GUARALDO e GABRIEL SOUZA

Publicado em 21/6/2018 - 12h41
Atualizado em 21/6/2018 - 17h22

A Globo negou a responsabilidade pela caça às imagens reproduzidas de seus programas em perfis no Twitter, desencadeada nesta semana. Desde o último domingo (17), contas na rede social começaram a ser denunciadas por reproduzirem frames da programação da emissora, sob a acusação de que infringem direitos autorais e de imagem.

Após as denúncias, usuários passaram a ser notificados sobre a quebra de copyright e tiveram seu conteúdo retirado do ar. Em caso de reincidência, os perfis chegam a ser suspensos. A campanha de guerra aos memes atribuída à Globo repercutiu negativamente na web, e internautas acusaram a emissora de censura.

Nesta quinta (21), internautas descobriram que qualquer pessoa pode se passar por um funcionário da emissora na hora de fazer a denúncia. Fontes do Notícias da TV na Globo afirmam que a suspeita é de que um funcionário de uma emissora concorrente teria iniciado as denúncias, fingindo trabalhar para o canal, para desmoralizá-lo diante dos internautas.

"A Globo não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados. A empresa tem um profundo respeito pelos seus fãs e pela maneira como se relacionam com a sua programação e trabalha todos os dias para que essa saudável dinâmica conviva com seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria", informou a emissora, por meio de nota divulgada na tarde desta quinta (21).

A falsa investida da Globo contra memes causou estranhamento por tirar do ar até conteúdos aprovados pelos próprios funcionários. Apresentadora do tempo do RJ2, Anne Lottermann compartilhou um print tirado por um fã, que atende por @nabeshini na rede social, de sua participação no telejornal.

"Tão difícil tirar uma foto assim! Adorei! Obrigada", escreveu a jornalista na quarta (20). A imagem de que ela tanto gostou, porém, não está mais disponível e foi substituída por um aviso de violação de direitos autorais.

SBT e Record aproveitaram a repercussão negativa para ganharem pontos. Decidiram incentivar o público a espalharem o conteúdo. "Pessoal lindo do Twitter, o Patrão liberou prints e gifs sobre a nossa programação, podem ficar à vontade para compartilhar e marcar a gente também. A gente adora responder todo mundo que responde nossos tuítes!", publicou a VTV, afiliada do SBT em Campinas e na Baixada Santista, em uma mensagem que mostrava Silvio Santos tirando selfie com uma fã.

A Record, por meio do perfil oficial de sua Comunicação no Twitter, também deu corda para os fãs reproduzirem a grade da emissora como quiserem. "Gostou do que viu da programação da Record TV? Tire o print, marca nossas redes e nós compartilharemos", publicou a conta. "Print antigo também vale, viu? e reforçando, vem aí uma nova Fazenda e, claro, com novos memes", continuou, em uma mensagem acompanhada de um gif da cantora Gretchen no reality.

Publicidade gratuita
As redes sociais, em especial o Twitter, têm papel fundamental na transformação de momentos da programação em marcos históricos. Foi assim com o "Eu sou rica" disparado por Carolina Ferraz em Beleza Pura (2008), com o "É uma cilada, Bino", da série Carga Pesada (2003-2007) e com o meme da Nazaré confusa, que transformou a vilã de Senhora do Destino (2004) em uma figura mundialmente conhecida.

Gloria Pires, que emplacou o "Não sou capaz de opinar" na internet durante uma participação morna na cobertura do Oscar de 2016, conseguiu até lucrar com a frase viralizada: ela passou a vender uma camiseta com a expressão em sua loja virtual.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.