Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

50 anos

Globo festeja 50 anos com Lampião e Pagador de Promessas e atrasa BBB

Fotos: Reprodução/Memória Globo

Isabela Garcia em Anos Dourados, minissérie que retratou a repressão sexual dos anos 1950 - Fotos: Reprodução/Memória Globo

Isabela Garcia em Anos Dourados, minissérie que retratou a repressão sexual dos anos 1950

DANIEL CASTRO

Publicado em 6/12/2014 - 6h55

A Globo abrirá a programação de 2015 comemorando seus 50 anos, a serem completados em 26 de abril. A emissora apresentará nas três primeiras semanas de janeiro um festival de telefilmes que reembalam minisséries e séries que marcaram a história da rede. Entre os títulos confirmados, estão Lampião e Maria Bonita (1982), primeira minissérie da Globo, Anos Dourados (1986) e O Pagador de Promessas (1988), produções da "Era Boni".

Por causa do festival, a programação anual da emissora atrasará. Big Brother Brasil, que costuma estrear sempre na segunda semana do mês, só entrará no ar em 20 de janeiro, na terceira semana. A minissérie inédita Felizes para Sempre começará uma semana depois.

O festival Luz, Câmera 50 Anos trará obras antigas e recentes. Além de Anos Dourados, O Pagador de Promessas e Lampião e Maria Bonita, um clássico de Aguinaldo Silva e Doc Comparato, exibirá O Primo Basílio, de Gilberto Braga, transmitida originalmente em 1988.

Lampião e Maria Bonita merece ser vista e revista porque foi a primeira minissérie da Globo (oito capítulos), e chamou a atenção na época por ter sido muito bem realizada, com uma atuação impecável de Nelson Xavier. Anos Dourados, do mesmo Gilberto Braga, entrou para a história por reproduzir com riqueza a década de 1950, com o progresso e a repressão sexual que marcaram a época. O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, traz José Mayer no papel de Zé do Burro, o agricultor ingênuo que enfrenta latifundiários.

José Mayer e Denise Milfont em cena de O Pagador de Promessas (1988), de Dias Gomes

Entre as obras recentes, estão a série A Teia, com Paulinho Vilhena e Andreia Horta, veiculada no primeiro trimestre deste ano. Estrelada por Murilo Benício, a também policial Força-Tarefa, com três temporadas (de 2009 a 2011), foi incluída nos festejos, assim Maysa - Quando Fala o Coração (2009) e O Canto da Sereia (2013).

A Globo promete exibir as séries e minisséries "de uma forma diferente". Não serão compactos de cada uma delas, mas "novas obras feitas a partir da ideia central de cada produto".

Com 12 telefilmes, o festival Luz, Câmera 50  irá ao ar de 6 a 16 de janeiro após a novela das nove, Império, e de 20 a 23 do mesmo mês depois de Big Brother Brasil.

Tânia Alves e Nelson Xavier atuam em Lampião e Maria Bonita, um clássico de 1982


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.