Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PARCERIA

Globo faz Fifa mudar horários da Copa do Mundo de futsal para exibir na TV aberta

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Gustavo Villani sorri e usa uma camisa azul com o logotipo da Globo em um fundo cinza e padrão

Gustavo Villani: narrador será o titular da Copa do Mundo de futsal na Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 2/9/2021 - 12h45

A Globo usou sua influência na Fifa para trocar os horários das partidas do Brasil na Copa do Mundo de futsal, que começa no próximo dia 12 na Lituânia. O pedido foi atendido para que a emissora consiga exibir os jogos da fase de grupos em TV aberta.

Inicialmente, a entidade máxima do futebol tinha marcado as partidas do Brasil contra Vietnã, República Tcheca e Panamá para os dias 13 (segunda), 16 (quinta) e 19 (domingo), às 12h (horário de Brasília).

Agora, os horários foram adaptados para a grade da emissora. Contra os vietnamitas e os tchecos, o time brasileiro joga às 14h. Já a decisão dos grupos contra os panamenhos será às 10h. Para o terceiro jogo, Fifa abriu mão de seu padrão de horário no Mundial, cujos eventos sempre são marcados às 12h ou às 14h.

A narração na Globo será de Gustavo Villani. O SporTV vai mostrar todos os jogos da competição, que será disputada até 3 de outubro.

A Copa do Mundo de futsal ganhou essa chance na TV aberta por causa de uma renegociação da Globo com a Fifa, que também fez o Mundial de futebol de areia virar atração no mês de agosto.

Como o Notícias da TV mostrou em primeira mão, as duas parceiras renegociaram uma dívida de US$ 90 milhões do contrato de direitos de transmissão de torneios da Fifa, que a Globo entrou com liminar na Justiça para não pagar em junho de 2020 --no auge da pandemia do coronavírus.

A Fifa tentou receber o valor judicialmente no segundo semestre de 2020, mas a Justiça deu ganho de causa para a emissora. Sem ter muito o que fazer, Globo e Fifa se resolveram amigavelmente. O processo foi arquivado em março deste ano na Justiça do Rio de Janeiro.

A coluna apurou que a Globo acordou o pagamento da dívida com a Fifa em parcelas nos próximos três anos, mesmo após o fim do atual contrato, que vai até 2022, com a Copa do Mundo do Catar. A Globo já pagou a parcela de 2021, em junho.

Mesmo que já tenha resolvido a pendência jurídica, a Globo quer agradar a Fifa. Daqui até o fim do acordo, a emissora deve mostrar na TV aberta mais eventos que estão em contrato. A lista inclui torneios de base de seleções, futsal e até mesmo futebol de areia.

A ideia é assegurar conversas tranquilas para a renovação do contrato a partir de 2023, o que irá contemplar a Copa do Mundo de 2026 --ainda não fechada para o mercado brasileiro.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.