Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESPORTE NA GLOBO

Globo escala Galvão para futebol olímpico, e Villani será titular do Brasileirão em julho

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Gustavo Villani sorri e usa uma camisa azul com o logotipo da Globo em um fundo cinza e padrão

Gustavo Villani: narrador vira titular do futebol nacional da Globo durante os Jogos Olímpicos de Tóquio

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2021 - 16h00

A Globo já definiu como será seu esquema de transmissões durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorrem entre 23 de julho e 8 de agosto. Galvão Bueno, o titular da emissora, foi escalado para comandar as transmissões do futebol olímpico --tanto da seleção masculina quanto da feminina. Ele também está confirmado na locução da Cerimônia de Abertura de Tóquio 2020, onde terá a companhia de Marcos Uchôa.

Quem se beneficia com isso é Gustavo Villani. O narrador de 40 anos, que está no Grupo Globo desde 2018, será o titular das transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil na Globo durante o período olímpico, já que a principal liga do país continuará acontecendo normalmente, mesmo com a realização do principal evento poliesportivo do mundo.

O Notícias da TV apurou que a situação de Luís Roberto e Cléber Machado nos Jogos Olímpicos vai ser mais complexa. Ainda não existe definição de quais esportes eles narrarão. Tudo vai depender de sorteios que ainda acontecerão em julho e definirão os horários dos jogos.

A escala de Luís Roberto e Cléber Machado deverá ser montada à luz de uma priorização de horários e não necessariamente de modalidades esportivas. No entanto, existe um desejo de que Luís Roberto faça jogos de vôlei das seleções feminina e masculina. Nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ele foi muito elogiado na função e lançou bordões que usa até hoje no futebol.

Com os narradores da TV aberta ocupados, Villani ganha espaço e terá mais exposição. Ele deverá narrar pelo menos quatro jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil para a Globo --dois nas tardes de domingo da liga nacional e outros dois no meio de semana do mata-mata nacional.

As partidas não estão definidas, mas a Globo pretende optar por times do Rio e São Paulo, que joguem entre si, e exibir um jogo só para todo o Brasil.

A ideia é viável. Em 25 de julho, Palmeiras x Fluminense e Flamengo x São Paulo jogam pelo Brasileirão. Já em 1º de agosto, a CBF tem um Corinthians x Flamengo marcado. Para o meio da semana, há um São Paulo x Vasco para acontecer pela Copa do Brasil.

Procurada pela coluna, a Globo confirmou as informações.

Cobertura ampla

A Globo terá 200 horas de conteúdo olímpico durante a realização dos jogos de Tóquio. Pela programação já definida, a emissora ficará no ar com transmissões e programas entre 22h30 e 11h do dia seguinte. Programas como Profissão Repórter, Conversa com Bial e Mais Você não devem ir ao ar entre 23 de julho e 8 de agosto.

Telejornais como o Jornal da Globo, Hora 1 da Notícia e Bom Dia Brasil, além dos noticiários locais, terão duração a depender da tabela de jogos e transmissões de eventos com atletas brasileiros. Ao todo, serão 50 profissionais enviados para o Japão, apenas repórteres e produtores. Narradores e comentaristas trabalharão do Brasil, em um megaestúdio montado nos Estúdios Globo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.