COPA NA TV
Reprodução/Sportv
Sem espaço na transmissão ao vivo, Paulo César de Oliveira comenta o jogo do Brasil após encerramento
THELL DE CASTRO
Publicado em 17/6/2018 - 17h50
Comentarista de arbitragem da Globo, o ex-juiz Paulo César de Oliveira participou da transmissão do Sportv no empate entre Brasil e Suíça, neste domingo (17), pela Copa do Mundo. Por causa da decisão da Globo de enviar só o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho à Rússia, Oliveira ficou totalmente perdido na transmissão e deixou de comentar instantaneamente dois lances polêmicos no principal jogo da primeira rodada do Mundial para o maior canal esportivo brasileiro.
Oliveira trabalhou diretamente dos estúdios do Sportv no Brasil, enquanto Milton Leite e os comentaristas Maurício Noriega e Lédio Carmona estavam no estádio, em Rostov-on-Don, na Rússia. Em virtude do delay na comunicação, o analista de arbitragem levou até cinco minutos para fazer comentários _uma eternidade para a TV ao vivo.
Milton Leite convocou Oliveira tanto no gol da Suíça, em que teria havido falta sobre o zagueiro brasileiro Miranda, quando no pênalti sobre Gabriel Jesus. O locutor ficou literalmente no "vácuo" _não teve resposta do colega de transmissão.
O telespectador do Sportv só soube que Paulo César de Oliveira viu falta sobre Miranda porque Milton Leite informou. Quando conseguiu opinar sobre a falta capital no camisa 9 do Brasil, Oliveira parecia até estar participando por telefone. Dizia que a imagem que a TV mostrava não deixava dúvida que tinha sido pênalti. Mas a TV exibia naquele momento uma substituição na Suíça.
Depois do jogo, Paulo César fez a análise de alguns lances diretamente do estúdio, mas sem interação com a equipe de transmissão no estádio.
A Globo enviou 197 profissionais para a Rússia, mas somente um comentarista de arbitragem, Arnaldo Cezar Coelho. Paulo César de Oliveira, Leonardo Gaciba e Renato Marsiglia ficaram no Brasil e estão participando pouco das transmissões, geralmente nos intervalos, para comentar lances polêmicos.
Galvão revoltado com arbitragem
Na Globo, Galvão Bueno ficou revoltado com a arbitragem do mexicano. "Eu estou dizendo que isso de árbitro de vídeo vai dar lambança. Ajudaram a França ontem, agora prejudicaram o Brasil. Foi falta clara", disse o narrador logo após o gol da Suíça.
No lance em que o Brasil pediu pênalti, Galvão reclamou novamente e foi enfático: "Para que existe esse tal de árbitro de vídeo. Estou dizendo isso há meses e meses. É um blefe", esbravejou.
No começo do jogo, logo após o gol do Brasil, Galvão, geralmente ufanista, reagiu com cautela ao ouvir a torcida gritar "o campeão voltou". "Calma, é muito cedo. Mas a galera está animada", disse.
Leia também:
Crise de hemorroidas fez Galvão estrear na Globo com Brasil em Copa do Mundo
Na Copa da tecnologia, árbitro de vídeo ganha status de 'justiceiro' e faz história
THELL DE CASTROé jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira. Siga no Twitter: @thelldecastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.