Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

Beijinho, beijinho, tchau, tchau

Globo confirma: Xuxa foi dispensada antes de assinar com a Record

Reprodução/TV Globo

Xuxa Meneghel no Como Será?, em dezembro, em sua última aparição em programa da Globo - Reprodução/TV Globo

Xuxa Meneghel no Como Será?, em dezembro, em sua última aparição em programa da Globo

DANIEL CASTRO

Publicado em 28/2/2015 - 7h22

O contrato de Xuxa com a Globo venceu e não foi renovado. Depois de 28 anos de serviços prestados, a ex-rainha dos baixinhos foi dispensada pela maior rede do país. A informação, revelada em primeira mão pelo Notícias da TV em 15 de dezembro, foi confirmada por Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, na quinta-feira (26). A emissora e Xuxa, no entanto, encenaram um jogo de que ambas tinham interesse uma na outra, numa estratégia para encarecer a contratação pela Record, a ser anunciada na próxima quinta-feira (5).

"Ela [Xuxa] não estava conosco desde o fim do ano passado", disse Schroder ao repórter João Fernando, de O Estado de S.Paulo, durante o lançamento da nova novela das seis, Sete Vidas. "O conteúdo infantil que ela vinha apresentando nós abrimos mão nos últimos anos. Em todo o mundo, o cabo absorveu a programação infantil. Já está tudo tão 'nichado', até por faixas de idade", justificou o executivo.

No início de 2014, a Globo decidiu extinguir o TV Xuxa. O programa já não dava a audiência e o faturamento esperados, e a apresentadora precisava se afastar para tratar de uma grave inflamação no pé. A emissora, no entanto, renovou com a apresentadora por mais um ano, com prioridade para novos vínculos. Na metade do ano passado, a Globo avisou Xuxa de que não havia nenhum projeto para ela na programação de 2015 _no máximo, ela faria um especial pelos 50 anos da emissora. 

A Globo estava disposta a manter Xuxa sob contrato durante mais um ano, mas a revelação no final de novembro, por Marcelo Silva, vice-presidente artístico e de programação da Record, de que estava negociando com Xuxa havia quase um ano, foi considerada por parte da cúpula da rede da família Marinho uma traição e uma manobra para valorizar seu passe. 

A Globo, contudo, optou por um encerramento de contrato amistoso com Xuxa. Em reação à notícia de que não renovaria com a apresentadora, a emissora emitiu uma nota dizendo que haveria uma reunião entre Schroder e Xuxa em que a loira apresentaria um projeto de novo programa e que a grade de 2015 ainda não estava fechada. De fato, ocorreram reuniões, mas a Globo se manteve irredutível na decisão de não renovar com Xuxa. 

Xuxa e Record só chegaram a um acordo na semana que passou. Ela terá um programa diário na emissora, nos finais de tarde, a ser gravado (pelo menos dois por semana deverão ser ao vivo) no RecNov, a central de estúdios da Record no Rio de Janeiro. A apresentadora receberá pelo menos R$ 1 milhão por mês, incluindo participação em merchandising.

A contratação de Xuxa rachou a cúpula da Record. Vice-presidente comercial, Walter Zagari foi contra. Alertou que Xuxa não vende mais. A área artística acionou o publicitário Roberto Justus, que demonstrou o contrário, e propôs a criação de uma nova diretoria de marketing, para cuidar apenas dos programas e artistas, esvaziando as funções de Hilton Madeira, braço direito de Zagari.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você achou do Disney+?

Muito bom, tem todo o conteúdo que os fãs da Disney amam.
19.71%
O catálogo é bom, mas há falhas e problemas no aplicativo.
8.46%
Não gostei, o conteúdo não me interessou.
17.51%
Não assinei, achei o preço muito alto.
54.32%