Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

FORA DA GAVETA

Globo compra briga com streaming para homenagear centenário de Janete Clair

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

De blazer azul, Tony Ramos está de frente para Elizabeth Savalla, que está segurando o ator pelo colarinho

Tony Ramos e Elizabeth Savalla fizeram par romântico em Pai Herói: novela vai ganhar remake

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 6/5/2024 - 6h10

A Globo estuda tirar da gaveta um projeto de série para comemorar o centenário de Janete Clair (1925-1983). O aniversário da novelista é em 25 de abril, e a emissora já se planeja para não deixar a data passar em branco. A ideia ganhou força depois dos rumores de que a plataforma Max prepara um remake de Pai Herói (1979) para homenagear a autora.

A emissora ainda não decidiu, porém, se aproveitará a série ficcional escrita por Renata Dias Gomes (neta de Janete) ou se produzirá um documentário para falar sobre a trajetória da autora de sucessos como Irmãos Coragem (1970), Selva de Pedra (1972) e Pecado Capital (1975).

A ideia está sendo desenvolvida para o Globoplay na primeira janela de exibição, mas poderia ir para a grade da Globo na sequência --como a emissora tem feito com boa parte de seus projetos para o streaming.

Neta de Janete Clair e Dias Gomes (1922-1999), Renata escreveu tanto a sinopse quanto dez capítulos de Dias de Janete, uma minissérie sobre os bastidores da rígida censura imposta pela Ditadura Militar (1964-1985) às telenovelas. Os seus avós sofreram bastante na época.

O projeto é antigo: foi aprovado ainda na gestão de Silvio de Abreu, encerrada em 2020. Com a saída do autor, José Luiz Villamarim, diretor do núcleo de dramaturgia da emissora, ficou encarregado de dar sequência ao trabalho.

Em um primeiro momento, Silvio havia aprovado a série para ir ao ar em 2022, quando se completariam 100 anos do nascimento de Dias Gomes. Mas, por causa das mudanças na estrutura da dramaturgia na Globo, o projeto acabou sendo engavetado. Agora, cogita-se aproveitar o trabalho de Renata Dias Gomes para comemorar o centenário da avó em 2025.

A autora, no entanto, trabalha agora nos capítulos do remake de Pai Herói, ao lado de Chico Soares. O mote da trama era a busca de um homem pela verdade. Criado pelo avô numa cidade mineira, André Cajarana (Tony Ramos) cresceu acreditando que o pai era um grande homem.

Porém, quando o protagonista decide ir para o Rio de Janeiro, na tentativa de esclarecer a morte do parente, acaba descobrindo que ele era tido como um bandido, bicheiro e traficante.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.