Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Lista do Fachin

Globo cancela folgas na véspera de feriado e deixa jornalistas revoltados

Reprodução/Memória Globo

Silvia Faria, diretora de jornalismo da Globo, que cancelou todas as folgas no feriado - Reprodução/Memória Globo

Silvia Faria, diretora de jornalismo da Globo, que cancelou todas as folgas no feriado

DANIEL CASTRO

Publicado em 11/4/2017 - 20h58
Atualizado em 12/4/2017 - 4h11

A Globo cassou no início da noite de terça-feira (11) as folgas de jornalistas no feriado prolongado da Páscoa. A medida afeta metade dos apresentadores, repórteres, produtores, editores e cinegrafistas no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além da GloboNews, menos aqueles que atuam em telejornais locais. Visa reforçar a cobertura da abertura de inquérito contra ministros, senadores e deputados investigados por corrupção, determinada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão, da diretora de jornalismo, Silvia Faria, deixou profissionais revoltados. Muitos deles já tinham comprado passagens e estadias em hotéis e arrumavam as malas para viajar na quinta-feira. Alguns gastaram mais de R$ 5.000 apenas com hotéis.

Os jornalistas que questionaram seus superiores foram informados de que a medida é irrevogável, sem exceções, e que a emissora não irá reembolsar valores gastos com viagens pessoais não realizadas. Dezenas de profissionais telefonaram para a ouvidoria da Globo para reclamar.

Jornalistas tentaram convencer seus superiores de que a medida pode ser inócua. Argumentaram que a lista de Esdon Fachin deve perder força no máximo até quinta-feira e que, devido ao recesso de parlamentares, não haverá quase nada para fazer na sexta-feira, no sábado e no domingo.

Nas emissoras de TV, jornais, portais de internet e revistas, as folgas em feriados são determinadas com muita antecedência. Geralmente, quem folga no Natal trabalha no Réveillon, descansa no Carnaval e volta a dar plantão na Páscoa.

A Globo também reforçou seu time em Brasília. Produtores, editores e repórteres de São Paulo e Rio de Janeiro foram enviados às pressas para o Distrito Federal no final da tarde de terça.

TUDO SOBRE

Globo

Jornalismo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.