SHOW DO ESPORTE
REPRODUÇÃO/BAND
Glenda Kozlowski no Show do Esporte deste domingo (3): Jornalista relativizou fala racista
Glenda Kozlowski se desculpou após relativizar a fala racista do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet sobre o inglês Lewis Hamilton. "Peço desculpas a todos pelas minhas palavras", escreveu a jornalista no Twitter após apresentar o Show do Esporte deste domingo (3).
Durante a atração, a titular questionou o contexto de uma entrevista dada em novembro de 2021, em que o tricampeão de Fórmula 1 chama Hamilton de "neguinho", conteúdo que viralizou no dia 27.
"Ficar olhando coisas de um ano atrás também, eu acho que trazendo à tona agora pode mudar às vezes o contexto das coisas. Quer dizer, isso não tem contexto, não dá para falar sobre isso, né? Usar termos racistas. Mas será que o contexto era esse também? Eu acho que de um ano para cá as pessoas mudam, de um ano para cá muita coisa muda", disse a ex-atleta.
Após a exibição de reportagem sobre o tema, o o apresentador Elia Júnior disse: "vamos torcer para que nada mais apareça". Na sequência, após Glenda falar, ele complementou: "Torcendo sempre para que a gente possa estar no melhor caminho. O melhor caminho é sempre da liberdade, daquele que a gente possa estar do lado de todos sem nenhum tipo de preconceito".
O posicionamento da jornalista causou indignação nas redes sociais. "Glenda Kozlowski acabou de tentar minimizar a fala racista do Piquet alegando que não podemos polemizar falas de uma entrevista de um ano atrás, pois as pessoas mudam muito de 1 ano para outro", escreveu o usuário Stenio Filho no Twitter. O jornalista do Estadão João Abel opinou: "Que passada de pano pro Piquet, hein?".
Por causa da reclamação nas redes, Glenda pediu desculpas em um tuíte.
Peço desculpas a todos pelas minhas palavras. Fui muito mal na escolha de cada uma delas. Todo minha indignação por mim mesma. Um beijo a todos. #perdão
— glendakozlowski (@glendakozlowski) July 3, 2022
Nelson Piquet usou mais de uma vez o termo "neguinho", considerado racista, e ainda foi homofóbico ao se referir a Lewis Hamilton em uma entrevista dada ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021. O conteúdo se tornou público no último dia 27 e ganhou repercussão até mesmo fora do país.
"O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem", disse Piquet.
Hamilton, então, se pronunciou em português para rebater a fala racista do brasileiro. "É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", afirmou.
Depois que tema repercutiu, Piquet divulgou um comunicado no qual se desculpava pelo uso do termo racista. Ele disse também que não teve intenção de ofender o britânico.
Veja aqui os tuítes e o vídeo da fala de Glenda:
que passada de pano pro piquet, hein? pic.twitter.com/VqYQbFMiis
— joão abel 🐆 (@joaoabel_) July 3, 2022
Todos os envolvidos, inclusive o próprio Nelson Piquet, reconheceram que as falas dele sobre Lewis Hamilton são inaceitaveis.
— Pedro Otávio de Farias (@pedrodefarias) July 3, 2022
Aí vem a Glenda Kozlowski defender, quase uma semana depois. E ela não é a única, sabemos.
PRA QUE? Que tara é erra de defender absurdos?
Glenda Kozlowski acabou de tentar minimizar a fala racista do Piquet alegando que não podemos polemizar falas de uma entrevista de um ano atrás, pois as pessoas mudam muito de 1 ano para outro. #showdoesporte
— Stenio Filho 💙 🇧🇷 🙈🙉🙊 (@steniofilho) July 3, 2022
Esperarei pela F1 noutro canal até a largada.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.