Rubén Aguirre
Divulgação
O ator Rubén Aguirre, intérprete do Professor Girafales na série Chaves, lança biografia Después de Usted
PAULO PACHECO
Publicado em 12/2/2015 - 16h00
Atualizado em 13/2/2015 - 11h04
O ator mexicano Rubén Aguirre, o Professor Girafales da série Chaves, criticou a briga entre o elenco do humorístico reprisado pelo SBT. Para o comediante, os ex-colegas "jogam esterco" uns nos outros quando falam mal de Roberto Gómez Bolaños, morto em novembro de 2014, e do relacionamento do criador de Chaves com Florinda Meza, a Dona Florinda do programa.
"[A briga] me dá muita pena, porque nos queríamos muito e o fato de que agora se sujam no lodo e jogam esterco uns nos outros... Eu nunca tive necessidade de fazer isso, mas creio que não deve ser [assim]", afirmou Aguirre ao jornal mexicano El Universal.
Na entrevista, o intérprete de Professor Girafales, que em sua recém-lançada autobiografia Después de Usted acusou Florinda Meza de ter "cegado" Bolaños e a chamou de "ciumenta", defendeu o relacionamento dos dois e sugeriu aos ex-colegas que criticaram a união que "ficassem calados".
"Para mim, ser mal agradecido é um dos piores pecados do mundo e, sim, graças a Roberto [Gómez Bolaños] e à união dele com Florinda [Meza] ficaram ricos, famosos e tudo isso. Por que tirar isso deles? Por que sujá-los de lodo? Graças a eles comemos 'com gordura', como o povo diz. O grau mínimo de agradecimento é ficar calado", cutucou.
Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños começaram a namorar em 1977, durante uma turnê de Chaves pelo Chile, e se casaram oficialmente em 2004. Carlos Villagrán (Quico), que deixou o programa em 1978, acusou Florinda de ter influenciado Bolaños para tirar espaço dele na série. Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) disse em uma entrevista à TV peruana, em dezembro, que Florinda tinha sido amante de Chaves e Quico quando eles ainda eram casados com outras mulheres.
Rubén Aguirre também defendeu Bolaños como criador de todos os personagens de Chaves. Carlos Villagrán teve que mudar o nome de Quico (virou Kiko) para fazer shows e Maria Antonieta de las Nieves derrotou Bolaños na Justiça e ganhou o direito de se apresentar como Chiquinha.
"Para mim, isso continua errado, não apenas porque sou amigo de Roberto, e sim porque sinto que ele tem razão. Creio que, moral e eticamente, todos os personagens são dele, diga o que diga a lei. Chiquinha não nasceu sozinha e o Professor Girafales também não, o que acontece é que nunca tive a necessidade de me apropriar do professor", alfinetou.
Embora tenha cutucado Maria Antonieta de las Nieves, o ator quer retomar a amizade com a intérprete de Chiquinha, que não fala mais com Girafales desde quando ele disse ser uma "canalhice" ela ter roubado a personagem de Bolaños.
"A partir de então, ela não fala comigo, está muito enojada e eu sinto muito, porque éramos muito amigos e a conheço desde quando era menina", disse Aguirre à agência de notícias Efe ontem (12). Ele completou dizendo estar "disposto a pedir perdão e clarear as coisas" para recuperar o que foram um dia.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.