Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARCO DE LA O

Galã mexicano engorda 20 kg para viver traficante fujão em série de TV

DIVULGAÇÃO/A&E

Marco de la O em cena como Joaquín Guzmán na série El Chapo, do A&E

Marco de la O em cena como Joaquín Guzmán na série El Chapo, do A&E

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 8/8/2020 - 7h08

O ator mexicano Marco de la O, 42 anos, precisou se despedir do porte de galã para viver o traficante fujão Joaquín Guzmán na série El Chapo (2017-2018), cuja segunda temporada é exibida pelo canal A&E. A história real de um dos maiores contrabandistas de drogas do mundo exigiu dedicação extrema do artista. "Engordei 20 quilos", conta. 

A produção que conta a vida do criminoso, que atualmente cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos, se inicia nos anos 1980. Para viver a ascensão e a queda do bandido baixinho --por isso o apelido "chapo", gíria em espanhol para definir quem tem baixa estatura-- , mas perigoso, o mexicano precisou de uma dieta de engorda.

"Ele era um cara magro. Mas, nessa segunda temporada, ele ganha muito peso", conta o ator. "O problema não foi tanto aumentar o peso, mas sim o fato de não ter tempo para isso. Da primeira para a segunda temporada, tivemos apenas uma semana de diferença. Então, tive que ganhar 15 quilos em 15 dias, com 5 mil calorias por dia. Foi uma mudança brutal", completa ele para o Notícias da TV

Os cinco quilos restantes foram conquistados ao longo da série. Hoje, o galã consegue ver um ponto positivo nos números a mais na balança. "Olha, posso dizer que engordar me ajudou muito para dar peso, vale a redundância, dar peso à interpretação, claro. Porque me modificou completamente, mudou meu andar e minha voz. Foi algo muito bom, porque, praticamente, fiz três personagens em uma única série", analisa.

"O personagem mudou muito de uma temporada para a outra. Além disso, ele vai amadurecendo, e eu tinha que vivê-lo em diferentes décadas. Quando o interpretei, ele tinha entre 37 e 38 anos e tive que chegar até os quase 60 [atualmente, El Chapo tem 63]. Então, implicava uma caracterização complicada", observa.

Marco de la O em ensaio de moda para a revista Soy Mujer Actual, do México (Reprodução/Instagram)

O poderoso do crime tem fugas cinematográficas em seu histórico. Ele já fugiu de uma penitenciária em um cesto de roupas sujas, tudo conseguido à base de corrupção. No entanto, a mais absurda de todas aconteceu em 2015, quando escapou de um presídio de segurança máxima do México por um túnel de mais de um quilômetro de extensão cavado debaixo do chuveiro de sua cela.

A última captura de El Chapo aconteceu em 2016, após uma intensa caçada da polícia mexicana. Na ocasião, ele foi extraditado para os Estados Unidos, onde foi julgado e sentenciado pelos crimes de conspiração internacional para produzir e distribuir drogas como cocaína, heroína, metanfetamina e maconha, tráfico e manuseio ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Atualmente, o criminoso está detido na ADX, penitenciária federal de segurança máxima, localizada na cidade de Florence, Colorado, nos Estados Unidos. Chapo era violento, e seu nome está envolvido em casos de tortura e execuções.

Interpretar um homem sanguinário fez Marco refletir. Afinal, apesar da crueldade em cena, dar vida a um dos traficantes mais procurados do mundo o colocou nos holofotes. "Não sou ninguém para julgar. Não sou juiz. Meu trabalho é atuar e, se amanhã me oferecerem um assassino, um estuprador ou um médico, bem ou mal, terei que fazer. É o meu trabalho: interpretar e não os julgar", explica.

"Mas posso dizer que desse personagem eu cheguei a gostar porque dei vida a ele. Não pelo que ele falava ou fazia em cena, mas porque eu dei vida, dei meus passos, minha forma de comer e de falar”, explica.

"Não encontrei nada na internet sobre ele, não encontrei nada nos jornais além das informações sobre as prisões. Então, tive que criá-lo. Criei o meu próprio Chapo, e as pessoas acreditaram. As pessoas acham que ele é como eu o interpretei. Isso para mim é engraçado. Então, gosto dele. Mas gosto como personagem, não na vida real porque nem o conheço", finaliza.

A segunda temporada de El Chapo é exibido às terças-feiras, às 22h, no canal A&E.

TUDO SOBRE

A&E

TV Paga


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.