Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONTRATO VITALÍCIO

Fora do ar há 9 anos, por que Ione Borges aparece na vinheta de fim de ano da Gazeta?

REPRODUÇÃO/GAZETA

Ione Borges em cena da vinheta de fim de ano da Gazeta

Ione Borges voltou a participar da vinheta de boas-festas da Gazeta, mesmo estando fora do ar há nove anos

Fora do ar desde 2010, quando deixou o comando do extinto Manhã Gazeta, a apresentadora Ione Borges voltou a aparecer entre o time de apresentadores da Gazeta na vinheta de fim de ano da emissora, lançada há duas semanas, e deixou alguns fãs intrigados: por qual motivo ela ainda é tratada como uma das "estrelas" da casa?

O motivo é simples: Ione tem contrato vitalício com a Gazeta, e a informação é confirmada pela emissora. Embora ela tenha pedido demissão há nove anos para poder cuidar de sua saúde, a superintendência da casa não a dispensou e renegociou seu contrato, mantendo-a em seu elenco sem sequer impor uma data para a apresentadora retornar ao vídeo.

Ione Borges interrompeu seu período sabático somente uma vez, em 2014, quando substituiu Ronnie Von durante apenas uma semana no comando do programa Todo Seu. Depois disso, ela retorna aos estúdios da Gazeta apenas uma vez por ano, justamente para gravar a vinheta de boas-festas.

Embora raro, o caso de Ione com a Gazeta não é único. Outras emissoras também adotaram a medida como forma de agradecer aos artistas por todos os anos de suas vidas que dedicaram ao trabalho. Veja alguns casos: 

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Dercy Gonçalves em homenagem póstuma no Domingão do Faustão, exibida em julho de 2018


Dercy Gonçalves (1907-2008)

Embora tenha trabalhado em quase todas as emissoras do país, foi no SBT que Dercy Gonçalves encerrou sua carreira. Contratada no ano 2000, ela ficou no ar durante apenas dois anos consecutivos e, depois, participou de alguns especiais da emissora. Sem condições físicas de manter uma frequência no trabalho, devido à idade avançada, a artista ganhou de Silvio Santos um contrato vitalício. 

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

Orlando Drummond e Marcos Caruso juntos no remake da Escolinha do Professor Raimundo


Orlando Drummond

O eterno Seu Peru, da Escolinha do Professor Raimundo, comemorou seu centenário em outubro. E após quase dez anos fora do ar, ele retornou ao vídeo em 2019 para atuar ao lado de Marcos Caruso, que atualmente interpreta seu mais marcante personagem no remake do humorístico. Seu contrato com a Globo é vitalício.

ALEX CARVALHO/tv GLOBO

Dedé Santana e Renato Aragão em gravação especial do humorístico As Aventuras do Didi


Renato Aragão e Dedé Santana

Os únicos Trapalhões vivos também possuem contratos vitalícios com a Globo. Renato Aragão é considerado um patrimônio da emissora e, desde que teve cancelado o humorístico As Aventuras do Didi (2010-2013), passou a fazer apenas participações especiais na TV, como no Criança Esperança, projeto que o fez ganhar o título de embaixador da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Seu companheiro, Dedé Santana, também passou a fazer participações especiais em programas e séries do Grupo Globo desde o fim de As Aventuras do Didi. Ambos têm vínculos para a vida toda com a rede da família Marinho.

REPRODUÇÃO/tv GLOBO

A atriz Eva Todor em cena da novela Salve Jorge (2012), último trabalho da veterana na Globo


Eva Todor (1919-2017)

A atriz Eva Todor ganhou um contrato vitalício com a Globo quando foi diagnosticada com duas doenças irreversíveis: Parkinson e Alzheimer. Embora seu último papel na TV tenha sido a novela Salve Jorge (2012), os sintomas começaram a avançar rapidamente e ela ficou impossibilitada de trabalhar. Passou os últimos anos de sua vida reclusa, sendo cuidada em casa por enfermeiros.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.