Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO AR HÁ 48 ANOS

Fim da Sessão da Tarde? Globo planeja nova programação sem filmes

REPRODUÇÃO/PARAMOUNT

Matthew Broderick em cena como Ferris Buller de Curtindo a Vida Adoidado

Matthew Broderick (Ferris Bueller) em Curtindo a Vida Adoidado (1986), clássico da Sessão da Tarde

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 19/8/2022 - 6h35

A Globo tem feito estudos para ajustar a programação do ano que vem com algumas novidades. A principal delas e mais impactante é a possível saída da clássica Sessão da Tarde da grande vespertina. No ar desde março de 1974, a faixa de filmes tem sido o calcanhar de Aquiles e e derruba os números entre a novela das 15h e o Vale a Pena Ver de Novo.

Por conta disso, a área de Programação tem feito estudos de viabilidade para duas possibilidades. Uma delas é uma atração ao vivo com assuntos de momento. Existe um desejo, já admitido pelos próprios diretores da Globo, de reviver o horário da tarde com um programa de entretenimento, segundo apurou o Notícias da TV.

Outro teste seria espichar a programação como tem acontecido no sábado e colocar esse programa de variedades entre as novelas vespertinas reprisadas. O Globo Esporte ganharia mais tempo no ar, e o Jornal Hoje começaria e terminaria mais tarde.

O fato é que a Globo está insatisfeita com o desempenho da Sessão da Tarde nos últimos tempos. Mesmo que segurem a liderança com folga, os filmes costumam receber com números acima dos 15 pontos da reprise de O Cravo e a Rosa na Grande São Paulo, o principal mercado de televisão do país.

Em questão de minutos, os filmes derrubam para 11 e chegam a entregar diretamente para o Vale a Pena Ver de Novo com apenas 10 pontos. Isso tem prejudicado o desempenho das tramas, que fazem um trabalho pesado para tentar ajudar as novelas das seis a passarem da marca dos 20 pontos de média.

Um alerta nesse sentido foi dado recentemente, com a exibição do primeiro episódio da série da Turma da Mônica no mês passado. O especial do programa juvenil do Globoplay registrou melhores números do que os filmes alcançam no horário.

Ainda não há martelo batido, a direção da emissora tem até o fim do ano para decidir. Para inverter o Encontro com o Mais Você, por exemplo, a Globo fez estudos de cerca de seis meses antes de anunciar a novidade.

A Sessão da Tarde está no ar desde 4 de março de 1974 e foi um grande hit principalmente entre os anos 1970 e 1990. Hoje, ela é a sessão de filmes que a mais tempo está no ar na televisão brasileira. Fez filmes virarem clássicos da cultura pop no Brasil, como Lagoa Azul (1980), Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990) e Curtindo a Vida Adoidado (1986). 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.