'SORRISO NA VOZ'
Saulo Soares/Shoptime
O apresentador do Shoptime Ciro Bottini vendeu 400 TVs em cerca de um hora: recorde e drama pessoais
RUI DANTAS
Publicado em 9/10/2018 - 5h02
Ícone dos programas de televendas, o apresentador Ciro Bottini acaba de superar um drama familiar. Sua mulher, Aline Alencar, 46 anos, descobriu um tumor maligno no seio, há um ano, se submeteu a uma mastectomia, e passou por sessões de quimioterapia durante três meses. "Ela está curada", comemora após bater mais um recorde profissional.
A exaustiva rotina de tratamento e os efeitos colaterais não abateram Bottini, 52, que seguiu com seu conhecido "sorriso na voz" de vendedor na TV. No ar desde que o canal de televendas Shoptime entrou em operação, há 23 anos, o apresentador é comparado a Fausto Silva por causa de seu poder de improvisação e tino comercial.
Bottini já acumula 34 mil horas na apresentação do canal de televendas. Desde o último dia 1º, quando estreou seu novo programa, o game show Renova, ele e Faustão passaram a ter outra coisa em comum. Ele visita famílias com um caminhão e dá prêmios a quem acerta perguntas, como o apresentador da Globo fazia nos anos 1980 e 1990.
Em meio ao drama pessoal que vem enfrentando, Bottini superou mais uma marca profissional. Em março, poucos meses antes da Copa do Mundo, ele alcançou a proeza de verder 400 aparelhos de TV em apenas uma hora.
"Tudo bem que as pessoas pensam em trocar de TV antes da Copa, mas vender tudo isso é um feito", festeja. "Tive que exercitar meu lado ator, pois foi tudo muito difícil nesse período."
Questionado qual era o tipo de televisor que mais vendeu, Bottini respondeu em segundos, sem hesitar, como se estivesse fazendo uma propaganda: "Era uma TV LG, de LED, 4K, ultra-HD, 50 polegadas, com controle remoto, imagem de altíssimo padrão, inteligência artificial, sistema de som dolby, que nem no cinema..." Ufa!
Com seu estilo "metralhadora-falante", Bottini caiu nas graças dos anunciantes. Várias das empresas para as quais ele vende produtos no Shoptime o contrataram para palestrar em convenções de vendas.
O apresentador chega a fazer dez palestras por mês, a R$ 15 mil cada uma, para plateias de até mil participantes. Segundo seus cálculos, nos últimos 20 anos, já treinou mais de 300 mil executivos de indústrias de eletrodomésticos, farmacêuticas, construção e químicas.
Nessas convenções, Bottini ensina os truques que aplica no Shoptime, como falar com energia, sem pestanejar, sobre todas as vantagens do produto que negocia. Se for possível, desenvolver uma relação de amizade com o comprador, falar apenas coisas positivas e evitar palavras e expressões que tenham conotação negativas. Assim, "não", "jamais" ou "nunca" estão fora de seu vocabulário.
Ou seja, o bom vendedor deve ser como Bottini, que escondeu seu drama da vida real na TV e vendeu muito mais.
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