PRIMEIRO IMPACTO
REPRODUÇÃO/SBT
Silvio Santos tentou dar mais espaço para Dudu Camargo e Marcão do Povo, mas voltou atrás
GABRIEL SOUZA
Publicado em 2/9/2018 - 7h19
Silvio Santos provocou dias de pânico no departamento de Jornalismo do SBT. Com a saída da Disney da programação, ele havia decidido ampliar a duração do Primeiro Impacto, de duas horas e meia para quase cinco. Diretores da emissora, que consideravam a medida insana, quebraram a cabeça para fazer o empresário desistir da ideia e destinar o espaço livre para a exibição de desenhos animados.
Para a direção do SBT, exibir o Primeiro Impacto das 6h às 10h30 representaria um rombo nos cofres da emissora. O noticiário é deficitário, e sua ampliação exigiria mais gastos com equipamentos e profissionais. As afiliadas, que teriam de produzir mais material, se recusaram a remanejar equipes de seus telejornais locais para o matinal.
Com pouca verba, atualmente o telejornal de Dudu Camargo e Marcão do Povo intercala links de notícias policiais e vídeos da internet com reportagens requentadas do SBT Brasil da noite anterior, já reprisadas exaustivamente no SBT Notícias, no ar das 2h às 6h. O uso de imagens áereas só é liberado em casos de grande repercussão.
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Sem estrutura, âncoras do Primeiro Impacto apelam para bizarrices para ocupar o telejornal
Bem-sucedido na audiência, o Primeiro Impacto chega a ter três vezes mais público do que a Record na Grande São Paulo, mas não consegue converter os bons resultados em faturamento.
Em suas duas horas e meia, tem apenas três intervalos comerciais, ocupados principalmente por chamadas de programas e por anúncios do Grupo Silvio Santos. Dudu Camargo, que ancora parte do jornalístico há quase dois anos, não faz nenhum merchandising, enquanto Marcão do Povo apresenta uma ação de uma marca de utensílios para o lar.
A audiência foi justamente o fator determinante para que Silvio Santos desejasse ampliar o espaço do noticiário matinal.
"O Primeiro Impacto certamente lideraria depois das 10h, contra o Hoje em Dia e o Bem Estar. Ele se tornou um produto bastante competitivo, mesmo com todas as limitações. Mas não há a menor chance de ampliar um programa que não se paga e que não tem equipe, não temos orçamento para isso", disse ao Notícias da TV um importante executivo do Jornalismo do SBT, que pediu anonimato.
A reportagem apurou que, de fato, o noticiário que é a obsessão de Silvio Santos não tem uma única equipe de reportagem exclusiva. A maioria dos seus 26 profissionais, entre jornalistas e técnicos de operações, também é utilizada no SBT Notícias.
O e-mail enviado pela gerência de Programação da emissora para as afiliadas na quinta-feira passada (23) caiu como uma bomba. Nele, era informada a necessidade de que equipes fossem mobilizadas nas praças para viabilizar às quatro horas e meia de duração do Primeiro Impacto.
Com estrutura ainda mais precária do que na matriz, as Redações de Brasília e Rio de Janeiro se rebelaram contra a medida. Na capital federal, foi determinado que o pedido da direção só seria atendido se houvesse injeção de verba específica para isso. O SBT de Brasília não tem equipes suficientes nem para seus dois telejornais locais.
Em São Paulo, profissionais do departamento de Operações se recusaram a responder por três programas em sequência e chegaram a cogitar fazer uma greve para exigir que uma nova equipe fosse contratada exclusivamente para o noticiário.
Diante disso, diretores da emissora decidiram informar Silvio Santos do impacto que a medida provocou entre os funcionários do SBT. Sem condições para investir no Jornalismo, ele acabou sendo demovido da ideia de destinar quase cinco horas da programação de segunda a sexta-feira para o Primeiro Impacto.
A partir de segunda-feira (3), o noticiário passará a ter apenas mais meia hora de duração, indo até às 9h. Na sequência, entra no ar o Bom Dia & Cia, que ganhará reforços de desenhos patrocinados por uma marca de brinquedos infantis e ficará seis horas no ar.
Silvio, porém, ainda não desistiu totalmente de ampliar o espaço de Dudu Camargo e Marcão do Povo. Ele determinou que o departamento comercial se dedique a angariar anunciantes. Com isso, passará a ter verba para viabilizar o mínimo necessário para um telejornal extenso.
O Notícias da TV procurou o SBT, que não se manifestou até a publicação da reportagem.
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