Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

CARTA NA MANGA

12 derrotas para Band e fuga de audiência: Por que o SBT mexeu de novo na grade?

REPRODUÇÃO/SBT

Marcão do Povo com expressão séria à frente do Tá na Hora

Marcão do Povo à frente do programa Tá na Hora; aposta do SBT ainda não emplacou na audiência

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 7/11/2024 - 6h10

O SBT anunciou mais mudanças em sua grade na última terça (5) apenas uma semana depois de ter virado as suas tardes de ponta-cabeça. A estratégia de puxar o Fofocalizando para mais cedo e exibir a novela mexicana Meu Caminho É Te Amar antes do Tá na Hora não deu certo ---a não ser para Band, que empurrou novamente a emissora de Silvio Santos (1930-2024) para o quarto lugar no Ibope no horário.

Levantamento exclusivo do Notícias da TV feito a partir de dados obtidos com fontes junto ao mercado mostra que o SBT perdeu 18,5% do público em apenas uma semana. Meu Caminho É Te Amar teve 2,7 pontos de média entre 28 de novembro e 1º de novembro, contra 3,2 pontos do Fofocalizando entre 21 e 25 de outubro [sem considerar o dia 22, quando houve exibição da Champions League].

Ao todo, o SBT sofreu 12 derrotas para a Band na Grande São Paulo no fim da tarde desde que a nova grade entrou em funcionamento:

  • 28/10 - 3 derrotas: Meu Caminho É Te Amar (3,0), Tá na Hora (2,9) e SBT Brasil (3,7) perderam para a edição local do Brasil Urgente (3,4) e para o Jornal da Band (4,4);
  • 29/10 - 2 derrotas: Meu Caminho É Te Amar (3,0) e Tá na Hora (2,8) perderam para a edição local do Brasil Urgente (3,4);
  • 30/10 - 2 derrotas: Meu Caminho É Te Amar (2,1) e Tá na Hora (2,5) perderam para a edição nacional (2,4) e a local (3,2) do Brasil Urgente;
  • 31/10 - 2 derrotas: Meu Caminho É Te Amar (2,5) e Tá na Hora (2,8) perderam para a edição local do Brasil Urgente (3,1);
  • 1º/10 - 1 derrota: Tá na Hora (2,4) perdeu para a edição local do Brasil Urgente (2,5);
  • 4/11 - 2 derrotas: Meu Caminho É Te Amar (3,0) e Tá na Hora (2,8) perderam para a edição local do Brasil Urgente (3,8);

Apesar de o Fofocalizando não estar em sua melhor fase no Ibope, o programa era uma alternativa para o público que não queria assistir a novelas ou a atrações policiais no horário.

Já Meu Caminho É Te Amar não só sofreu por se tratar de uma estreia, que ainda não era tão conhecida do telespectador, mas porque o noveleiro está ligado em outra trama no horário --a reprise de Alma Gêmea, na Globo.

Futebol continua a levantar o SBT

As transmissões do futebol, que levaram o SBT até a empurrar a Globo para a vice-liderança na semana passada, se tornaram um dos trunfos da emissora. A partida entre Real Madrid e Milan pela Champions League na terça (5) não chegou a incomodar a Record, mas deixou a Band bem longe --foram 4,2 pontos, contra 3,1 do Brasil Urgente.

Nova grade tem vantagens e desvantagens

A nova mudança do SBT dá um empurrão em alguns programas, mas traz dores de cabeça para outros. A Caverna Encantada deve realmente se beneficiar ao ser exibida logo depois do mexicano Chaves, ainda que a produção já tenha perdido para a Record no feriado de Finados. Ela, porém, deve ser suficiente para assegurar o terceiro lugar para a emissora no Ibope.

Já Cesar Filho vai enfrentar uma batalha hercúlea no SBT Brasil, que vai enfrentar o Jornal Nacional. Mas não sofrerá com tanto assédio da Band --uma vez que o Melhor da Noite é menos competitivo do que o Brasil Urgente.

Por fim, o Programa do Ratinho tem chances de relembrar os velhos tempos e beliscar parte do público de Mania de Você, que vive crise sem precedentes na Globo. Por outro lado, o apresentador Carlos Massa vai ter que "rebolar" com o crescimento da Record no horário com a novela turca Força de Mulher.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.