Show do Kibe

Ex-nadador, comentarista da Record confessa que fazia xixi nas piscinas

Divulgação/TBS

O apresentador Antonio Tabet e o ex-nadador Fernando Scherer conversam no Show do Kibe - Divulgação/TBS

O apresentador Antonio Tabet e o ex-nadador Fernando Scherer conversam no Show do Kibe

FERNANDA LOPES - Publicado em 07/08/2016, às 08h01

Talk show do canal pago TBS, o Show do Kibe estreia nova temporada à meia-noite deste domingo (7) para segunda-feira com um só tema: Jogos Olímpicos. Os convidados dos 13 episódios são todos atletas atuantes ou aposentados.

A premissa da atração é enganar os entrevistados, que não sabem que estão sendo gravados e revelam fatos absurdos que não diriam em um programa convencional. Dessa forma, o apresentador Antonio Tabet, o Kibe Loko, consegue fazer o ex-nadador Fernando Scherer confessar que fazia xixi nas piscinas.

"No final do treino, a gente fazia uma competição de quem atravessava a piscina por mais tempo, devagarzinho, mijando. Já fiz 60 metros de xixi", admite Scherer, mais conhecido como Xuxa, medalha de bronze nos Jogos de Atlanta (1996) e Sidney (2000), no ar atualmente como comentarista olímpico da Record.

Quando chegam ao estúdio, os esportistas começam a bater papo com o apresentador e acreditam que estão participando apenas de uma entrevista prévia. Tanto que o estúdio não parece preparado para uma gravação real: não há silêncio, funcionários passam na frente da câmera, limpam o chão e interrompem a conversa. Mas é essa conversa descontraída e cheia de intervenções que vai ao ar.

Com esse truque, Tabet, integrante do grupo Porta dos Fundos, também arranca de Fernando Scherer informações sobre depilação íntima. Ao entrevistar os judocas Fabiana Ukuda e Leandro Cunha, ele os constrange perguntanto se tomam banho antes de uma luta importante ou se preferem ficar "fedidos".

"Não vamos pegar mais leve [com os entrevistados]. Nessa temporada, posso ir até mais fundo. Posso explorar mais esses caras, porque eles não estão acostumados", promete Tabet.

Na primeira temporada, os convidados eram todos comediantes, como Rafinha Bastos e Fábio Porchat. Dessa vez, o humorista pede que os judocas cantem a música Fogo e Paixão, de Wando, em um karaokê, e avisa que palavras como "golpe, queda e cair" estão proibidas durante o papo. O ex-velocista Robson Caetano também é enganado na pegadinha do karaokê. "Um [entrevistado experiente como] Fábio Porchat nunca cairia numa dessas", explica Tabet. 

Os convidados preferidos de Tabet nesta temporada são os ex-atletas, como Robson Caetano e Fernando Scherer. Ele explica que, quando o entrevistado não tem mais preocupação com a mídia e com patrocinadores, se solta muito mais. Scherer, por exemplo, explica que a fama de namorador já o atrapalhou ao tentar conseguir patrocínio, mas agora sabe que não teria problemas profissionais ao declarar que teve um romance com Adriane Galisteu (mesmo assim, ele fica tímido ao tocar no assunto).

Divulgação/TBS

O ex-atleta olímpico Robson Caetano, obrigado a cantar em um karaokê no Show do  Kibe

Improviso roteirizado

Durante as gravações, o humor do programa parece improvisado para o telespectador e os entrevistados, mas é resultado de roteiro e trabalho em equipe entre Tabet, a diretora Lilian Amarante e os atores. Antes de chamar os entrevistados ao palco, o apresentador contracena com o diretor (personagem de Daniel Furlan) e com Caito Mainier, que interpreta um personagem diferente em cada episódio _já fez desde um produtor até o dono do canal. Várias versões dos diálogos entre eles são gravadas até que todos estejam satisfeitos com o resultado (que muda de acordo com pequenos improvisos).

Tabet é quem mais interfere no roteiro. Ele dá sugestões de piadas para cada cena e mexe nas falas quando acha que algo não soa bem. Personalidades não escapam da língua afiada do humorista: há piadas brincando com os discursos de Pedro Bial em Big Brother Brasil, com o estilo de apresentação de Tiago Leifert e até com o nome do entrevistado. Tabet sugere que, para não fazer referência ao deputado Eduardo Cunha, o atleta Leandro Cunha seja chamado de Leandro Coxinha.

Nesta temporada, há um novo quadro que prega mais uma peça nos convidados. O falso diretor pede que eles gravem uma chamada para os intervalos comerciais do TBS. A sugestão sempre envolve uma situação bizarra, como o entrevistado dizer que o Show do Kibe "derruba o mau humor" enquanto dá um golpe de judô em um funcionário. Essa cena não será exibida nos intervalos do programa, mas todas as instruções do diretor e as reações dos convidados farão parte da edição. O entrevistado só descobre que tudo o que disse e fez será exibido na versão final do programa quando Tabet avisa, no fim da gravação.

Com convidados menos conhecidos e mais ingênuos, o Show do Kibe consegue se manter por mais uma temporada. "O nosso ônus é o nosso bônus. Quando a gente faz um programa que não é na TV aberta e é de temporada, é muito difícil que as pessoas fiquem muito atentas [à enganação]. Normalmente, quem é esportista, médico, trabalha em uma função muito segmentada, não está muito atento a formato, acha que veio para um talk show [normal]. Ainda acredito que se viesse alguém aqui hoje, sabendo do programa, trabalhando com televisão, se desconstruiria na hora em que passasse alguém varrendo o chão ou ajeitando a luz. Mesmo inconscientemente, [o entrevistado] perde o rumo", afirma.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu casal favorito no Power Couple?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook