Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1988, SBT esnobou abertura de olimpíada e se deu bem com filme

Fotos Divulgação

Arnold Schwarzenegger em cena de O Exterminador do Futuro, que deu 31 pontos no Ibope - Fotos Divulgação

Arnold Schwarzenegger em cena de O Exterminador do Futuro, que deu 31 pontos no Ibope

THELL DE CASTRO

Publicado em 7/8/2016 - 8h28

Nos Jogos Olímpicos de Seul, realizados entre setembro e outubro de 1988, quatro emissoras brasileiras transmitiram a competição: Globo, SBT, Manchete e Band. O SBT, no entanto, resolveu não exibir a cerimônia de abertura e surpreendeu transmitindo um filme inédito na TV, O Exterminador do Futuro (1984). Se deu muito bem no Ibope.

Pela primeira vez, a cerimônia foi realizada no período da manhã, por exigência da televisão norte-americana, detentora dos direitos de transmissão. Assim, o COI (Comitê Olímpico Internacional) adequou o horário do evento ao seu público _como está acontecendo agora em algumas provas realizadas no Rio de Janeiro. Nos EUA (e no Brasil), a abertura foi ao ar à noite.

Numa época sem TV por assinatura e muito menos internet, os brasileiros tinham poucas opções naquela noite: a cerimônia de abertura na Globo, Band e Manchete, um debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo na Gazeta ou um filme antigo na Record.

Silvio Santos resolveu dar uma tacada de mestre: sabendo que não teria muitas chances na transmissão da cerimônia de abertura, realizada em sistema de pool, ou seja, com as mesmas imagens para todas as emissoras, resolveu colocar um filme inédito no mesmo horário: nada menos que o arrasa-quarteirão de Arnold Schwarzenegger.

O SBT se deu muito bem: a soma das três emissoras que transmitiram a cerimônia foi de 47 pontos, com supremacia da Globo. Já a rede de Silvio Santos, com a sessão Cinema em Casa, obteve uma excelente audiência: 31 pontos. Após o filme, o SBT mostrou um compacto do evento realizado em Seul, tornando-se opção diferenciada para quem não havia visto no horário original.

Coreografia da cerimônia de abertura dos Jogos de 1988, realizada no período da manhã

Horário político atrapalhou transmissões

A transmissão dos Jogos Olímpicos de Seul também foi marcada por um fato insólito: o Brasil fez excelente campanha no futebol masculino, com uma seleção liderada por Romário e Bebeto, e chegou à final contra a antiga União Soviética.

A partida começou às 6h no horário brasileiro e foi para a prorrogação, quando os russos decidiram o jogo e venceram por 2 a 1, levando a medalha de ouro.

Só que os brasileiros não viram esse tempo extra: algumas semanas antes da Olimpíada, foi definido que o horário eleitoral gratuito na televisão pela manhã seria às 8h. E não teve conversa: o sinal do jogo foi cortado, e as quatro emissoras, assim como as outras, foram obrigadas a exibir a propaganda política durante 45 minutos.

Os brasileiros que quiseram saber o andamento da partida e o resultado final tiveram que apelar para o rádio, que transmitiu a partida normalmente.

Após o horário eleitoral, as quatro emissoras que transmitiam a competição informaram o resultado em rápidos boletins. Em seguida, Band e Manchete mostraram o VT da prorrogação, enquanto a Globo e o SBT seguiram com suas programações normais _a Globo mostrou o Xou da Xuxa e o SBT foi de Oradukapeta, com Sérgio Mallandro.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira (Editora InHouse). Siga no Twitter: @thelldecastro


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.