Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Crise no domingo

Ensaiada, reunião de pauta será primeira vítima do novo Fantástico

João Cotta/TV Globo

Ao lado de Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt, a cantora Maria Rita participa da reunião de pauta do Fantástico - João Cotta/TV Globo

Ao lado de Renata Vasconcelos e Tadeu Schmidt, a cantora Maria Rita participa da reunião de pauta do Fantástico

DANIEL CASTRO

Publicado em 11/5/2014 - 6h43

A reunião de pauta que mostra os jornalistas do Fantástico discutindo assuntos abordados no programa será a primeira vítima dos ajustes que a emissora irá fazer em sua revista dominical, que vem patinando no Ibope e domingo passado teve sua liderança seriamente ameaçada por Record e SBT. Os emoticons, animações que mostram o "humor" da reportagem", também serão eliminados.

As mudanças serão aplicadas aos poucos. As reuniões de pauta vão ter uma segunda chance, mas com famosos. Serão mostradas somente as intervenções do convidado da semana e apenas quando ele falar. Hoje (11), a convidada será Maria Rita. Ela participará de uma homenagem ao Dia das Mães e cantará no palco do programa.

Na Globo, a avaliação é a de que as reuniões de pauta com jornalistas não transmitem "verdade", e a falta de "naturalidade" afasta os telespectadores. Mesmo na cúpula da emissora, a percepção é a de que são "fakes", encenadas. Não há cobranças de chefes e momentos de tensão (com eventuais gritarias), como costumam ser as reuniões de pauta não só na Globo. Antes das reuniões, as repórteres e produtoras fazem fila no departamento de maquiagem para aparecerem bem na tela.

Os emoticons (ou Fantasticons) vão desaparecer porque, avalia a Globo, tiram a seriedade das reportagens e não funcionam na TV. A "novidade" foi sugestão do diretor do Fantástico, Luiz Nascimento, que teve a intenção de dar uma rejuvenescida no visual do programa, agregando uma "linguagem dos jovens" na internet.

O Fantástico virou piada em outras Redações da Globo. Estão chamando o programa de Bom Dia Brasil de domingo. O Bom Dia Brasil é conhecido internamente como "o jornal mais chato da televisão brasileira".

A noite deste domingo promete ser tensa na Globo. A torcida na cúpula da emissora é para que o Fantástico, um dos maiores faturamentos da emissora, se recupere no Ibope sem que haja a necessidade de intervenções de fora da área de jornalismo. Domingo passado, o programa marcou 15,2, enquanto o Domingo Espetacular ficou com média de 12,7. Hoje, esperam-se pelo menos 17 pontos de média.

LEIA TAMBÉM:

Após noite de amor, Laerte convida Luiza para morar junto 

Record cancela férias de julho, e apresentadores reclamam

Sem 'filé' da Warner, SBT vai a feira de TV comprar novos filmes

SBT fatura primeiro R$ 1 bilhão, mas vê lucro líquido cair em 2013

Em Família: Branca será algemada e presa por desacatar juíza 

Xuxa usará bota por mais 4 meses e esconderá pé em novo DVD 


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.