Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALESSANDRO CAMPOS

Em vídeo, padre pede dinheiro a viúvas aposentadas para bancar programa na TV

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Alessandro Campos celebra missa exibida ao vivo pela Rede Brasil; ele quer que fiéis paguem seus custos - REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Alessandro Campos celebra missa exibida ao vivo pela Rede Brasil; ele quer que fiéis paguem seus custos

GABRIEL PERLINE

Publicado em 3/7/2019 - 6h20

Sem papas na língua, o padre Alessandro Campos tem feito um apelo inusitado aos fiéis que assistem a suas missas semanais na paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo): quer dinheiro para bancar seu novo programa na nanica Rede Brasil. Seu principal alvo são as viúvas e aposentadas que, brinca ele, mataram seus maridos para ficarem com as pensões.

"Alguém me dizia: 'Padre, o senhor realmente vai fazer a missa transmitida? Mas vai pagar de que jeito?'. Eu falei: 'Eu não vou pagar. Até porque eu não tenho [dinheiro], quem vai pagar vai ser vocês (sic). O dinheiro tá no bolso de vocês. Principalmente vocês aposentadas, que já são viúvas de três, quatro maridos. Que já ganha pensão de uns três, quatro que vocês mataram (sic)", disse o religioso na missa realizada no último dia 24.

Após uma passagem relâmpago pela RedeTV!, que se frustrou com sua audiência e faturamento, Alessandro conseguiu um espaço semanal na grade da RBTV. A emissora cedeu para ele o horário das 19h30 às 21h30 das quartas-feiras, para que possa transmitir suas missas, e diz que não lhe cobra um centavo.

Ao religioso cabem os custos de produção. E é para esse fim que o padre apela a seus fiéis nas missas que celebra. Mas em vez de pedir para que depositem suas singelas colaborações na caixinha de ofertas da missa, ele informa o número da conta bancária da Mitra Diocesana de Mogi das Cruzes. "Eu preciso de R$ 60 mil para pagar a missa", avisou.

Procurada, a RBTV disse que a emissora cede o horário ao padre Alessandro Campos gratuitamente, e que não tem controle sobre o valor arrecadado por ele em suas missas, mas acredita que tudo será utilizado para financiar a parte operacional. A reportagem tentou contato com o religioso através do escritório de advocacia que o representa, mas as ligações não foram atendidas.

Padre desbocado

Alessandro Campos se tornou conhecido por tratar seus fãs e fiéis de uma maneira bastante peculiar. Chama as idosas de 'véias', já chegou a desejar a morte de uma senhorinha que sempre está na plateia de seu outro programa, este na católica Rede Vida, e faz comentários dúbios sobre as aparências físicas de algumas pessoas.

Mas na missa celebrada no fim de junho, o religioso criticou alguns hábitos da Igreja Católica para justificar seu apelo aos fiéis por doações mais polpudas para conseguir colocar seu programa no ar.

"Celebrar missa na televisão custa muito caro, porque existe toda uma estrutura por trás de uma transmissão. Vocês percebem que aqui nós temos um câmera, dois câmeras, três, quatro lá em cima. Tem toda essa parafernalha de som. Porque não pode ser som de igreja. Geralmente os sons da igreja, das nossas igrejas católicas principalmente, infelizmente são horríveis", disse.

"Não investimos no som. Compramos o mais barato, o mais simples. É sempre assim. Pra Deus é sempre o mais barato, o mais simples, infelizmente. Eu parei de celebrar nas comunidades por conta disso, porque eu saio de lá rouco. Tem os megafones e aquelas caixinhas que ninguém escuta", continuou ele, que acabou fornecendo uma estimativa errada da audiência ao vivo daquele momento.

"Se queremos fazer tudo de bom para Jesus Cristo, a gente tem que pagar, sim. E o mais interessante é que tudo isso aqui não é só para vocês, é para o Brasil inteiro. Eu não tenho ideia mais ou menos de quantas pessoas estão nos vendo na televisão. Mas acredito eu que pelo menos umas 50 milhões de pessoas estão nos assistindo neste momento", palpitou.

De acordo com os dados do Ibope obtidos pelo Notícias da TV, a missa celebrada no dia 24 de junho obteve 0,1 ponto de média na Grande São Paulo, que corresponde a 7,3 mil domicílios ou 20,4 mil telespectadores.

Assista abaixo, a partir de 1h50min, ao momento em que padre Alessandro Campos apela a seus fiéis para colocar seu programa no ar na RBTV:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.