TRAGÉDIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
A âncora Cristina Ranzolin no Jornal do Almoço, da RBS; retransmissoras da Globo saíram do ar
As chuvas que afetam o Rio Grande do Sul deixaram parte da população gaúcha sem comunicação nem acesso a notícias. A RBS, afiliada da Globo no Estado, está fora do ar em pelo menos quatro municípios. Na telefonia, a cobertura foi prejudicada em mais de 170 cidades.
O Notícias da TV apurou que a equipe técnica da RBS tem feito o possível para retomar o sinal de suas transmissões o quanto antes, mas o alagamento de algumas áreas dificulta o acesso aos equipamentos.
É o que ocorre nas cidades de Cachoeira do Sul, Sobradinho e Roca Sales, que estão na área de cobertura da retransmissora de Santa Cruz do Sul. Já Rio Pardo, na mesma região, enfrenta problemas de falta de energia elétrica.
A situação era pior no início do dia, quando cerca de 20 cidades estavam sem sinal de televisão. As autoridades trabalham para reestabelecer com agilidade os acessos à rede de energia elétrica.
A própria RBS admite que é difícil manter o controle de quais cidades estão sem receber seu sinal --a afiliada da Globo disponibilizou um e-mail e telefones para que as pessoas informem sua situação, mas muitos não têm sinal de celular nem acesso à internet.
Segundo a Tim, são 20 municípios sem telefonia ou acesso à internet. Na Claro, são 19 cidades. A Vivo informa que sua cobertura foi prejudicada em 172 municípios --mas que boa parte deles enfrenta problemas em áreas específicas, e não na localidade toda.
As operadoras liberaram pacotes de internet gratuita para a população, de forma que a comunicação seja mantida. Porém, há regiões em que o sinal de 3G ou 4G inexiste por falhas nos equipamentos.
Globo, Record, SBT e Band mandaram âncoras e repórteres de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para o Rio Grande do Sul para ajudar na cobertura da tragédia. William Bonner comandou o Jornal Nacional diretamente das ruas de Porto Alegre. Roberto Cabrini, Márcia Dantas e Adriana Araújo também viajaram até o Estado para os noticiários de suas emissoras.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.