NÃO BALANÇOU GERAL
DIVULGAÇÃO/RECORD TV
REDAÇÃO
Publicado em 10/4/2018 - 6h10
Depois de cinco semanas com apresentação de Bruno de Abreu, mais conhecido como Bruno Peruka, a Record procura um novo apresentador para o Balanço Geral Manhã e para o SP no Ar. Em seu primeiro mês, Peruka foi pior no Ibope do que seus antecessores. Luiz Bacci, atualmente no Cidade Alerta, e Alexandre Furtado, âncora do Balanço Geral exibido no litoral paulista, são cotados para assumir os dois noticiários matinais.
Descoberto por Marcelo Rezende (1951-2017), Peruka foi lançado como apresentador da Record em meio a uma grande campanha publicitária, no começo de março. Ele contracenou com estrelas, como Fábio Porchat e Sabrina Sato, para divulgar sua estreia, e protagonizou duas longas reportagens no Domingo Espetacular para contar sua história e relembrar o público de que ele foi uma aposta de Rezende.
A divulgação não deu resultados no Ibope. Até agora, Peruka só foi vice uma vez: em 6 de março, teve média de 3,8 pontos, contra 3,5 do Primeiro Impacto, telejornal do SBT. A média de seu primeiro mês foi de 3,0 pontos, ante 4,2 do SBT. Em fevereiro, com Matheus Furlan e William Travassos dividindo a apresentação, a Record obtivera 3,7.
Nos bastidores da emissora, a escolha de Peruka já é dada como um grande erro. Ele é tido como um bom contador de histórias, mas não sem porte para âncorar um noticiário que vai ao ar para praticamente todo o país, segundo uma diretora da Record que não quis ser identificada. Tem dificuldades em articular comentários mais elaborados e não conhece coisas triviais de São Paulo, como bairros e avenidas.
Virgílio Abranches, que assumiu a direção do Balanço Geral e do SP no Ar, é criticado por profissionais da equipe dos jornais por apostar em conteúdo considerado light para o horário. Enquanto a Record exibe um quadro no qual Fabíola Gadelha, também alçada ao estrelato por Rezende, dá dicas de beleza, o SBT mostra Dudu Camargo e Marcos Morais, o Marcão do Povo, aos gritos com notícias de crimes bizarros.
O mau desempenho do Balanço Geral e do SP no Ar também prejudica o Fala Brasil, que passou a entrar no ar 25 minutos mais cedo.
A Record encomendou estudos para tentar entender, afinal, o que o público quer ver em seus noticiários da manhã.
Caso opte por Luiz Bacci, que já ocupou o posto entre 2015 e 2017, nos dois jornais matinais, a Record deixará o apresentador no ar seis horas por dia _já que ele deverá ser mantido no Cidade Alerta.
Alexandre Furtado é cogitado pela direção da emissora por se parecer com Bacci _algo que o próprio já comentou em sua rede social. Ele tem porte físico e voz semelhantes aos de Bacci em seu início de carreira como âncora, em 2009, no SBT do Rio de Janeiro. Além disso, é elogiado por seu bom desempenho como âncora em Santos.
Procurado pelo Notícias da TV, Bruno Peruka disse que a Record tem todo o direito de fazer mudanças na apresentação do Balanço Geral Manhã e do São Paulo no Ar, e que ele é um funcionário que apenas cumpre ordens.
Sobre os números do Ibope, afirmou que "pega com baixa audiência [da Igreja Universal] e entrega [para o Fala Brasil] com 5, 6 e até 7 pontos, dependendo do dia".
A Record, por sua vez, nega que esteja planejando novas mudanças.
© 2022 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Balanço Geral Manhã
Bruno Peruka
Dudu Camargo
Fala Brasil
Luiz Bacci
Matheus Furlan
Primeiro Impacto
Record
SBT
SP no Ar
Com quem Irma merece ficar em Pantanal?
Mais lidas
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.