Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEMÓRIA DA TV

Em 1999, morte da mulher cancelou Roberto Carlos Especial pela primeira vez

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Roberto Carlos abre os braços no palco, ele veste blazer branco e camisa azul

Roberto Carlos canta em seu tradicional especial de fim de ano da Globo que chega a 47 anos no ar

Thell de Castro

Publicado em 19/12/2021 - 6h15

Criado em 1974 pela Globo, o especial de Roberto Carlos é a maior tradição natalina da televisão brasileira. Antes do cancelamento no ano passado por causa da pandemia de Covid-19, a atração havia deixado de ser realizada apenas uma vez, em 1999.

No dia 11 de dezembro daquele ano, a Globo anunciou que o especial não seria realizado. O motivo era o estado de saúde da mulher do cantor, Maria Rita, que lutava contra um câncer.

"Pela primeira vez em 24 anos, a Globo deixará de exibir seu tradicional especial natalino. O cantor cancelou ou adiou todos os seus compromissos para ficar ao lado da mulher, Maria Rita, internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e cujo estado de saúde é considerado grave", informou o jornal O Estado de São Paulo de 12 de dezembro de 1999.

A reportagem informou que a emissora havia deixado nas mãos do cantor a decisão sobre a realização do espetáculo.

A base do especial seria o show que seria feito no Rio de Janeiro uma semana antes, e que também foi cancelado. Os principais convidados seriam Leonardo, Aguinaldo Rayol e o padre Marcelo Rossi, todos em grande evidência na época.

Além disso, equipes da emissora haviam registrado a participação de Roberto Carlos em diversos eventos religiosos nas semanas anteriores.

"No início da semana passada, Roberto Carlos comunicou à direção da Globo que não faria o especial. Ele adiou seu show para março, mas não fará outro programa para a Globo, mais à frente", explicou o Estadão. "A direção da emissora avaliou que a graça é tê-lo no tradicional especial natalino e não seria o caso de fazer um outro programa somente para cumprir uma cláusula contratual. A Globo também não cobrará multa", completou o texto.

Luta contra o câncer

Internada desde 24 de novembro de 1999, Maria Rita morreu no dia 19 de dezembro daquele ano, aos 38 anos.

O velório foi realizado no próprio hospital, apenas com a participação de parentes, amigos e artistas. Marcaram presença nomes como Hebe Camargo, Chitãozinho e Xororó, Chico Anysio, Tom Cavalcante, Ronnie Von, Wanderléa, Paulo Maluf e Celso Pitta.

O enterro aconteceu no dia seguinte à morte, no cemitério municipal da Vila Mariana, com a participação do cantor e seu grande amigo Erasmo Carlos, além de outras personalidades e mais de mil pessoas.

Maria Rita e Roberto Carlos se conheceram em 1977, em Serra Negra (SP), quando ela tinha apenas 16 anos. Eles voltaram a se encontrar em 1990, em um show em Campos do Jordão, quando o cantor já estava separado de Myrian Rios.

Com o romance finalmente engatado, passaram a morar juntos em 1991; em 1996, se casaram.

Ela descobriu que tinha câncer, inicialmente no útero, em setembro de 1998. A pedagoga foi tratada inicialmente no Rio, depois em São Paulo e nos Estados Unidos.

Posteriormente, o tumor atingiu os gânglios do útero, os paramétrios, o gânglio cervical e no mediastino. Em novembro de 1999, ela teve convulsões, e os médicos descobriram um tumor no cérebro. Dias antes da morte, o quadro dela foi dado como irreversível.

O Roberto Carlos Especial voltou à grade da Globo em dezembro de 2000, sendo exibido ininterruptamente até 2019, quando não havia sido gravado especialmente para esse fim, com uma junção de diversos shows do cantor realizados ao longo do ano.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.