Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1998, SBT quase contratou 'clone' de Ratinho para jornal de mundo cão

Divulgação

Benedito Cláudio de Oliveira, o Pinga Fogo, que perdeu contrato com SBT por causa da Televisa - Divulgação

Benedito Cláudio de Oliveira, o Pinga Fogo, que perdeu contrato com SBT por causa da Televisa

THELL DE CASTRO

Publicado em 12/8/2018 - 7h19

Poucos meses antes de fechar com Carlos Massa, o Ratinho, que fazia muito sucesso com seu programa diário na Record, o SBT tentou contratar um apresentador que tinha estilo similar. Benedito Cláudio "Pinga Fogo" de Oliveira (1951-2014) atuava na TV e no rádio de Maringá e Apucarana, interior do Paraná, e chegou a acertar com o canal de Silvio Santos. Na última hora, no entanto, o SBT voltou atrás.

O convite partiu do próprio dono do SBT, em abril de 1998, quando ele chamou Pinga Fogo e seu produtor, Márcio Mello, para uma reunião em São Paulo.

Negócio fechado, o programa Retrato do Povo teria, inicialmente, uma hora de duração e seria exibido em rede nacional, no período da tarde, com estreia marcada para 13 de julho. O conteúdo seria o jornalismo policial, na época chamado de mundo cão.

De acordo com o jornal Folha de Londrina de 2 de maio de 1998, a fórmula seria a mesma do Pinga Fogo na TV, exibido na TV Maringá, afiliada da Band. "Na quarta-feira passada, o próprio Sílvio nos chamou, disse que gostou do que viu nas fitas e acertou os detalhes", contou Mello.

O produtor também explicou que o dono do SBT colocou toda a estrutura de jornalismo do canal à disposição do apresentador, inclusive um helicóptero. "O Sílvio Santos deu carta branca para o programa do Pinga Fogo e já está contratando 25 pessoas para a produção", explicou.

O acerto, no entanto, durou pouco tempo. No dia 15 de maio de 1998, a Folha de S.Paulo informou que o SBT desistiu da contratação de Pinga Fogo. O motivo: o novo contrato fechado entre a emissora e a Televisa, que usaria o horário com suas novelas.

"O SBT fechou acordo com a rede de TV mexicana Televisa. A informação consta em fax enviado pelo diretor de programação do SBT, Ricky Medeiros, ao locutor e empresário Benedito Cláudio Pinga Fogo de Oliveira. O convite ocorreu em abril. No entanto, depois de chamá-lo, o SBT decidiu voltar atrás, dia 12", informou o jornal.

"Assumimos um compromisso com a Televisa, México, e o horário que lhe seria adequado não está disponível", informou Medeiros no fax.

Pinga Fogo, que também era político e chegou a ser deputado federal, continuou na TV paranaense durante quase mais duas décadas. Ele morreu em 13 de maio de 2014, aos 62 anos, em Maringá, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

O programa Pinga Fogo na TV continua no ar até hoje na Band Maringá. É comandado por Juliano André de Oliveira, filho do apresentador.

O SBT, no entanto, não desistiu de ter um programa popular. Ratinho foi contratado em 28 de agosto de 1998, iniciando uma polêmica com a Record. O Programa do Ratinho estreou dia 8 de setembro do mesmo ano.


THELL DE CASTRO é jornalista, editor do site TV História e autor do livro Dicionário da Televisão Brasileira (Editora InHouse). Siga no Twitter: @thelldecastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.