Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Memória da TV

Em 1981, Censura tirou do ar série machista com Antônio Fagundes

Reprodução/TV Globo

Antônio Fagundes em Amizade Colorida, série sobre um fotógrafo que transava com várias mulheres - Reprodução/TV Globo

Antônio Fagundes em Amizade Colorida, série sobre um fotógrafo que transava com várias mulheres

THELL DE CASTRO

Publicado em 3/8/2015 - 5h48

Poucos meses depois do término do sucesso feminista Malu Mulher, protagonizado por Regina Duarte, a Globo colocou no ar em abril de 1981 a série Amizade Colorida, com Antônio Fagundes vivendo um fotógrafo independente e machista em busca de relacionamentos sem compromisso. Mas as críticas negativas e a ação da Censura Federal foram tão intensas que a produção teve vida curta.

Originalmente batizada de Edu Homem, Amizade Colorida ganhou o título definitivo para não parecer uma resposta machista a Malu Mulher. Fagundes vivia Edu, um fotógrafo desinibido que improvisava um estúdio em seu apartamento e se envolvia com várias mulheres ao longo dos episódios da produção.

No Jornal do Brasil de 26 de fevereiro de 1981, Cleusa Maria falou sobre as pretensões dos autores Armando Costa, Bráulio Pedroso, Domingos de Oliveira e Lenita Plonczynski. "Edu é, acima de tudo, um homem livre. Nem viúvo, nem casado, nem descasado. Sem valores estabelecidos, é uma pessoa à procura de estabilidade econômica e emocional. Indagador, torna-se, assim, na opinião de Bráulio Pedroso, um personagem aberto, bom para um seriado".

Assim como Malu Mulher, Amizade Colorida também tocou em temas delicados. Logo no primeiro episódio, Edu sofreu de impotência. No Jornal do Brasil de dois dias depois, Maria Helena Dutra classificou o episódio como "engraçado". "A estreia da série foi bem transada, com boas interpretações, direção segura e texto interessante. Cumpriu todas as promessas de seus responsáveis, nos anúncios anteriores, de que a história do Edu Homem não seria uma réplica de Malu Mulher e sim uma comédia sobre agruras masculinas", destacou.

Triângulo amoroso impróprio

O quinto episódio, Gatinhas e Gatões, exibido no dia 25 de maio de 1981, gerou muita polêmica. Edu se envolveu com mãe e filha, interpretadas, respectivamente, por Tamara Taxman e Carla Camurati. A produção sofreu forte ação da Censura, que o qualificou de baixo padrão moral.

Um grupo de mulheres do Alto de Santana, bairro de São Paulo, chegou a entregar um manifesto com 100 mil assinaturas ao então ministro da Justiça, Ibrahim Abi-Ackel, reclamando do triângulo amoroso, considerado impróprio.

Outro episódio teve tantos cortes da Censura Federal que não pode ser exibido. Em Bagunça, Edu hospedava na casa de uma de suas namoradas e assumia todas as funções domésticas, instaurando o caos no apartamento. No horário no qual deveria ter sido exibido, foi lida uma nota informando que os advogados da Globo entraram com um recurso no Serviço de Censura Federal como sinal de repúdio aos vetos.

Esses problemas fizeram o seriado, que deveria durar pelo menos um ano, ser abortado com apenas 11 episódios exibidos _naquela época, os programas da Globo tinham longa duração. O último episódio foi ao ar no dia 29 de junho de 1981.

No Jornal do Brasil de 22 de julho de 1995, Rose Esquenazi entrevistou o diretor Paulo Afonso Grisoli, que admitiu que o fim da atração, apenas três meses depois da estreia, foi provocado pela Censura. "Daí para a frente, a série nunca mais pode ser viabilizada respeitando a proposta original. Entre arcar com altos custos de produção e ter os episódios mutilados, a Globo preferiu acabar com a série', explicou.

A mesma reportagem contou que Antônio Fagundes irritou-se profundamente com os acontecimentos. "No início, quando ainda estávamos discutindo a proposta do seriado, já haviam saído várias críticas metendo o pau. Acho que aconteceu um preconceito. Uma posição chata assumida pela imprensa", disparou.

Amizade Colorida foi substituída pela série Obrigado, Doutor, com Francisco Cuoco.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.