Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VEM, WALCYR!

Depois de No Rancho Fundo, Globo encomenda 'sequência' de Êta Mundo Bom!

JOÃO COTTA/TV GLOBO

Sergio Guizé está usando chapéu e blusa bege: roupas são de seu personagem de Êta Mundo Bom!

Candinho (Sergio Guizé) em Êta Mundo Bom!: personagem pode voltar em nova novela das seis

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 18/4/2024 - 6h10

Assim como aconteceu em No Rancho Fundo --que aproveita a temática e até alguns personagens de Mar do Sertão (2022)--, Êta Mundo Bom! (2016) pode ganhar uma continuação na Globo. A emissora sugeriu ao autor Walcyr Carrasco que escreva uma nova novela para a faixa das seis com os mesmos elementos que fizeram sucesso na saga de Candinho (Sergio Guizé).

A sugestão, inclusive, é para que o personagem principal também volte na nova história. Guizé já foi sondado e se mostrou disposto a encarnar o caipira otimista novamente.

A ideia foi de Amauri Soares, diretos dos Estúdios Globo, que fez o mesmo pedido a Mario Teixeira após cancelar a sinopse aprovada de Lícia Manzo por achá-la sofisticada demais. O chefão da emissora tem batido na tecla de que as novelas precisam ser mais populares.

Em um primeiro momento, Soares queria que Teixeira fizesse uma sequência de Mar do Sertão. Assim como Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2022), a recomendação era de que a nova novela das seis fosse romântica, com comédia e uma pitada de aventura. Internamente, o projeto chegou a ser batizado de Mar do Sertão 2, mas a história foi apenas inspirada na temática da anterior --com o retorno de alguns personagens.

Com carta branca para criar, Walcyr Carrasco agora vai trabalhar na sinopse da nova história, podendo optar por uma continuação direta de Êta Mundo Bom! ou apenas bebendo na fonte. O novelista ainda não se decidiu, porque prefere deixar as ideias fluírem melhor para só depois apresentar sua ideia à chefia.

Isso não significa, no entanto, que o autor vá se manter fiel ao material que for aprovado. Chamado de "rei da reviravolta" dentro da Globo, o autor não esconde que dá trabalho para a emissora a cada sinopse enviada para aprovação. É que Carrasco não costuma seguir o que promete, porque gosta de escrever de acordo com a reação do telespectador.

"Eu não sou fiel às minhas histórias. Eu começo e enlouqueço a Globo nesse sentido. Eu prometo uma história, mas se eu vejo que tem lá um filão que vai rolar melhor, eu meio que abandono aquilo que prometi. Mas ninguém reclama, porque o público gosta. Reviravolta é meio isso, quer dizer que eu mudei a história para um outro lugar", definiu Walcyr Carrasco durante o Festival Acontece, realizado na última semana nos Estúdios Globo.

As "reviravoltas" do autor atingiram a própria Êta Mundo Bom!. Escalada para viver a protagonista feminina, Débora Nascimento não caiu nas graças do público como Filó e acabou ofuscada por Bianca Bin --cuja Maria ganhou espaço ao se tornar amiga e confidente de Candinho.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.