Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA REDE BAHIA

Demitido da Globo, jornalista denuncia acusação de furto e racismo de chefe

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Foto em preto e branco do jornalista Hildazio Santana olhando pensativo em foto publicada no Instagram

Hildazio Santana em foto publicada no Instagram; jornalista acusa ex-chefe de racismo

KELLY MIYASHIRO e GABRIEL VAQUER

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 28/10/2021 - 19h30

Hildazio Santana Gonçalves foi demitido da Rede Bahia, afiliada da Globo em Salvador, e afirma que o motivo foi uma falsa acusação de furto. Ao Notícias da TV, o jornalista nega que tenha cometido qualquer crime e adianta que denunciou seu ex-chefe, o diretor de Jornalismo Eurico Meira da Costa, de racismo ao Ministério Público.

De acordo com Santana, que trabalhou na Rede Bahia durante quase 20 anos e que atuava no cargo de coordenador do núcleo de Esporte, em 19 de outubro ele foi chamado para conversar com seus superiores, além de Meira, estava Ana Raquel Copetti, a chefona do Jornalismo na afiliada. A reunião teria sido convocada para questioná-lo sobre a "subtração" de uma cafeteira.

O jornalista explica que, no começo da semana passada, ele havia combinado com dois colegas de trabalho, o editor de texto Pedro Thomé e ao repórter Gustavo Castellucci, de tomar café feito em máquina de cápsulas. 

"Mas não tinha máquina disso na Redação, apenas na sala de reunião. No fim da tarde, já era umas sete da noite, eu passei pela sala de reunião e lembrei do café, então eu entrei e tava tudo apagado. Como são doze botões pra acender a luz [da sala] e era coisa rápida, eu só usei a lanterna do meu celular, peguei a cafeteira e saí", começa o ex-colega de Jéssica Senra

"Só que na saída da sala tem duas câmeras, na escada tem outra, tem câmera pra todo lado, eu levei a cafeteira na mão, não coloquei em sacola, não escondi dentro da roupa, só transportei ela até o Esporte. No outro dia eu esqueci de devolver a máquina para a sala de reunião porque eu tive várias reuniões em sequência, de projetos, com direção, etc.", continua.

"Ou seja, o dia todo fora da sala. Tempo depois o diretor me chamou e pediu pra falar com ele em particular. Na sala de reunião, a gerente de Jornalismo [Ana] já estava lá. Eles explicaram que a empresa da marca da cafeteira deu falta de uma máquina, que acionaram a segurança e que me viram entrar 'furtivamente' na sala de reuniões e subtraindo a cafeteira", relembra.

"Mas ele mesmo se 'corrigiu', disse que me viram furtando mesmo, porque quem entra de maneira furtiva tá furtando. Eu parei a conversa e pedi respeito, lembrei Eurico que eu tenho valores e princípios e que eu tinha cargo de confiança, um de seus braços, mas ele quis me demitir por justa causa ou queria que eu mesmo pedisse demissão", revela Santana.

Hildazio afirma que os chefes prometeram fazer uma sindicância para apurar os fatos, que eles alegaram ter feito a investigação sem apresentar provas de nada, mas que a demissão foi inevitável e oficializada em 20 de outubro.

O ex-coordenador acionou seus advogados, que levaram uma representação ao Ministério Público, que acatou o pedido para investigar o caso, e vai processar Eurico Meira por difamação, calúnia e racismo. "A gente sofre racismo todo dia, mas às vezes a gente não percebe. E eu aprendi da forma mais dolorosa", conclui.

Procurado pela reportagem, Meira apenas enviou a nota de posicionamento da Rede Bahia. A afiliada da Globo afirma que o desligamento de Hildazio Santana foi uma decisão apenas reorganizacional.

"Em virtude da circulação de notícias e comentários recentes a respeito do desligamento de um dos nossos colaboradores e dos fatos que o supostamente o motivaram, vimos a público esclarecer se tratar de uma decisão gerencial, natural do dia a dia de qualquer empresa privada", começa a nota da Rede Bahia. 

"Decisão essa embasada em questões profissionais, sem qualquer viés persecutório e/ou discriminatório", continua o comunicado. 

A nota ainda argumenta que a emissora "sempre trata seus colaboradores com respeito, igualmente e com seriedade. Eventuais discussões e desdobramentos do assunto serão tratados com empenho, seriedade e clareza nas esferas e instâncias competentes".

Apoio de colegas

Em seu perfil no Instagram nesta quinta-feira (28), Hildazio também desabafou sobre o assunto. "Nunca pensei que em quase 20 anos na TV Bahia eu iria viver um ato tão cruel por uma pessoa que estava ali para me apoiar. Uma pessoa que deveria ser exemplo na parte de orientar, falar e cuidar. O racismo é silencioso e desumano", escreveu ele.

Ex-apresentadora da Rede Bahia Acácia Lirya apoiou o antigo colega. "Esse 'Eureca' é um banana, só veio pra Salvador pra fazer merda! E o pior é que os acionistas são cego,s e ele com toda incompetência e despreparo continua na direção da TV! Francamente!", lamentou a jornalista. 

"Irmão, você tem todo nosso apoio. Quem conviveu contigo sabe o quanto você ralou pra chegar aonde estava. Ninguém vai tirar suas conquistas, que não foram poucas nem vão parar por aí", se solidarizou o repórter Jony Torres.  

 Confira a publicação de Hildazio Santana nas redes sociais: 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.