Reclamações

De Silvio 'tarado' a Espelho da Vida lenta: As broncas mais bizarras dos telespectadores

Reprodução/TV Globo

Cris/Julia (Vitória Strada) confunde telespectadores e provoca reclamações sobre Espelho da Vida - Reprodução/TV Globo

Cris/Julia (Vitória Strada) confunde telespectadores e provoca reclamações sobre Espelho da Vida

REDAÇÃO - Publicado em 06/02/2019, às 05h40

Insatisfeitos com a programação da TV, telespectadores têm recorrido a um meio alternativo para darem suas broncas: o site Reclame Aqui. Conhecido por concentrar reclamações de clientes sobre produtos ou serviços, o portal virou depósito de críticas (muitas vezes bizarras e sem sentido) do público quanto ao conteúdo televisivo.

As três maiores emissoras do país, Globo, SBT e Record, têm suas páginas no Reclame Aqui, mas nunca responderam às demandas dos telespectadores. A maior parte das críticas é para a qualidade dos sinais, mas há pessoas mais raivosas que xingam os programas sem dó. Reclamam da lerdeza da trama de Espelho da Vida e dos comentários sexuais de Silvio Santos, por exemplo.

A Netflix, principal serviço de conteúdo por streaming, tem uma abordagem diferente das emissoras. A empresa responde a todas as reclamações, mesmo as mais estranhas. Já teve de explicar a um telespectador irritado que determinado filme não havia sumido do catálogo; era ele que estava buscando a atração pelo nome errado.

Confira algumas das críticas mais bizarras de Globo, SBT, Record e Netflix no Reclame Aqui:

reprodução/tv globo

A demora da trama de Espelho da Vida para engatar e revelar mistérios irritou telespectadora

Globo
Neste ano, várias pessoas partidárias de Jair Bolsonaro reclamaram que a Globo tem "perseguido" o presidente da República e seus filhos. Um internauta disse que a Globo está repetindo notícias, porque falou sobre depósitos suspeitos em conta de Flávio Bolsonaro no Bom Dia Brasil, no Jornal Hoje e no Jornal Nacional.

As novelas também irritam alguns telespectadores/consumidores. Uma pessoa reclamou que a produção da Globo não lhe avisou de que haveria gravações externas em sua rua, o que lhe impediu de trabalhar e dormir de madrugada.

Já uma telespectadora deu uma bronca na autora Elizabeth Jhin, com crítica à morosidade de Espelho da Vida. "Não descobrimos nada e também não rende nada, tá chata", declarou.

Mas a crítica mais estranha foi a de um telespectador que se sentiu lesado por um produto derivado do Caldeirão do Huck. Ele comprou o jogo de tabuleiro do quadro Quem Quer Ser um Milionário?, em que ganha quem responder mais perguntas.

Um dos recursos do jogo permite que a pessoa ligue para alguém para tirar uma dúvida, e o participante ligou para a Central de Atendimento ao Telespectador da Globo para ter uma resposta a uma pergunta sobre novelas. Ele foi ao Reclame Aqui porque ficou bravo após a atendente desligar em sua cara, sem dar a resposta certa.

reprodução/sbt

Fãs fizeram textão na internet para pedir que SBT agilize romance entre casal infantil

Record e SBT
A preocupação com as crianças dita a maioria das reclamações em relação ao conteúdo do SBT. Mães criticam a demora da emissora para atender chamadas dos pequenos ao Bom Dia & Cia, e uma mulher reclamou do conteúdo de um dos desenhos animados do programa. Ao assistir a um episódio de Jovens Titãs, ela não gostou ao ver um personagem chamando o outro de demônio. "O desenho é deprimente e instiga à violência e ao mal", escreveu.

Os comentários de teor sexual de Silvio Santos são outro motivo de revolta entre os fãs do SBT, que gostariam que a emissora fosse (ainda) mais "família". O dono da casa também foi criticado por alguns telespectadores que afirmaram não terem recebido os bonequinhos do Teleton, prometidos mediante doação à campanha.

As Aventuras de Poliana, no entanto, teve uma reclamação diferente. Um telespectador, que disse estar representando um fã-clube da novela, chiou com a demora da trama em mostrar um verdadeiro romance entre os personagens Poliana (Sophia Valverde) e João (Igor Jansen). Fez um texto com sete itens que davam razões para a emissora investir no casal #Joliana e não demorar mais 400 capítulos para isso. Os atores que interpretam Poliana e João têm 13 e 14 anos.

Já os telespectadores da Record concentram quase todas as reclamações para problemas de sinal e dificuldades para cancelar o Playplus. Só um programa chamou a atenção assustadoramente. Várias pessoas foram ao Reclame Aqui para criticar as chamadas para a série Terrores Urbanos nos intervalos comerciais. Diziam que crianças ficavam assustadas e que o conteúdo era impróprio. A loira do banheiro, aparentemente, não agradou.

divulgação

Tradução de gírias gays do reality Ru Paul's Drag Race foi criticada por cliente da Netflix

Netflix
A Netflix responde a todas as reclamações dos assinantes no Reclame Aqui, inclusive as que parecem não ter solução. Por exemplo, um fã estava indignado porque havia assistido ao filme Amor à Distância com seu irmão, tentava voltar a ver o longa em sua conta, mas não conseguia. O atendimento da Netflix entrou em contato com a pessoa para dizer que, na verdade, ele havia assistido a outro filme, Um Caso de Amor.

Os clientes também reclamam dos conteúdos das produções. Em relação ao reality Instant Hotel, que estreou em janeiro deste ano, um fã exigia que a Netflix tirasse um episódio do ar por mostrar uma mulher insistindo para que seus colegas bebessem um drink. O telespectador dizia que tinha um caso de alcoolismo em sua família e achou que a Netflix estava incitando esse comportamento.

A plataforma pediu desculpas por atingir esse ponto fraco na pessoa, mas ressaltou que manterá a integridade de suas obras e a mesma experiência para consumidores do mundo todo.

Houve ainda um cliente que reclamou da qualidade das traduções de gírias gays de Ru Paul's Drag Race e deixou claro que xingou muito nas redes sociais antes de chegar ao Reclame Aqui. Ele não gostou de a empresa ter traduzido a expressão "Shady Queen" como "Rainha das Trevas", achava que mais adequado seria "Venenosa". A Netflix não comentou nada sobre as legendas, mas informou o número de uma central de atendimento para a pessoa reclamar da próxima vez.

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você está gostando de Verão 90?

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook