Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

20 anos no ar

De sexo mais adulto a banda dos sonhos: O que muda no Altas Horas em 2020

Reprodução/TV Globo

O apresentador Serginho Groisman durante edição do Altas Horas do último dia 29

Serginho Groisman durante edição do Altas Horas do último dia 29; programa terá mudanças em 2020

FERNANDA LOPES

Publicado em 7/3/2020 - 5h01

Apesar de seu conteúdo ser voltado ao público jovem, o Altas Horas está cada vez mais adulto. O programa completa 20 anos no ar em 2020, e as comemorações começam a partir deste sábado (7). Várias novidades serão implementadas, e algumas delas têm a intenção de deixar a atração um pouco mais madura para o telespectador.

O quadro sobre sexo, o mais popular do Altas Horas, é um dos que Serginho Groisman deseja mudar ao longo de 2020. A sexóloga Laura Müller vai ao palco desde 2007 para solucionar dúvidas dos jovens, mas o apresentador acha que os questionamentos estão muito repetitivos.

"A gente quer subir um pouco o patamar de idade das perguntas. Porque todas as perguntas de adolescentes já foram feitas para ela. Tem surpresa no jeito de questionar, mas não nas perguntas, que estão rodando sobre uns dez assuntos no máximo. Então a gente está vendo um jeito de ela sair [do estúdio], fazer uma tenda no centro da cidade, ou fora de São Paulo", explica ele.

Outra grande mudança em relação à faixa etária deverá ocorrer com a plateia. Desde que Serginho começou a fazer esse formato nos anos 1990, na TV Cultura (com o Matéria Prima) e no SBT (com o Programa Livre), a plateia é formada quase inteiramente por jovens, alunos do ensino médio ou universitários em excursões.

Mas, neste ano, pessoas de todas as idades poderão frequentar a atração. As turmas de colegiais continuam, mas o programa também aceitará convidados adultos que se inscreverão pelo site oficial.

"Nós estamos sofrendo uma transição. Quando vem aqui uma garotada de 16, 18 anos, para eles o conteúdo não passa só pela TV aberta, passa pela internet. Às vezes a gente traz uma pessoa que tem uma história na música, e eu olho para a plateia e ela está assim [com cara de tédio]. Não é porque tem uma diferença de tempo, é que hoje o consumo do entretenimento é diferente. Então a gente vai fazer uma experiência de ter plateia adulta", afirma o apresentador.

Ele conta que já planejou como será uma dessas experiências. Serginho quer tentar reunir todos os integrantes originais dos Titãs num programa especial. "Aí a plateia vai ter gente mais velha. Porque eu acho que é um merecimento para os dois lados [público e artista]", explica ele.

Por falar em grandes bandas, o apresentador tem mais projetos ambiciosos: "A gente também vai criar a chamada 'melhor banda de todos os tempos da última semana', que vai ser formada pelo baterista de um grupo, guitarrista de outro, enfim. Reunir uma vez por mês, ou a cada dois meses, uma banda", diz.

"Outra ideia é, quando a gente tiver duas bandas bem grandes, que cada uma pegue uma música conhecida da outra e faça um arranjo. E a gente vai fazer com que as bandas apresentem pessoas novas, que elas achem interessante", revela.

fabio rocha/tv globo

Serginho Groisman entrevista participante que foi à plateia do primeiro Altas Horas, em 2000


Personagens no auditório

A plateia mais adulta já começa a aparecer na edição deste sábado. Ao longo do ano, Serginho quer trazer de volta ao Altas Horas pessoas que fizeram parte do programa logo no início. Quatro pessoas que estiveram na primeira edição voltarão à plateia hoje para contarem o que fazem da vida atualmente.

O apresentador também quer que jovens que tiveram interações curiosas, engraçadas e emocionantes com os artistas retornem ao palco. 

"Quando nós completamos dez anos, criei um quadro que estamos retomando. É rever pessoas que falaram alguma coisa engraçada, emocionante. A gente até poderia achar essa pessoa, mas a gente quer que o telespectador ache. Então vamos [reexibir cenas do passado e] pedir para que encontrem essas pessoas e que elas venham [ao programa] na semana seguinte", explica.

A plateia atual também terá um quadro novo: Serginho colocará duas pessoas do público, que não se conhecem, frente a frente. Uma deve falar suas percepções da outra, como acha que ela é em relação a gostos, estilo de vida, ambições...

Além de tudo isso, o telespectador poderá ver uma mudança bem clara a partir da semana que vem: segundo Serginho Groisman, logo e palco do programa vão estar bem diferentes a partir da edição do dia 14.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.