CONFUSÃO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
William Bonner no Jornal Nacional de sexta (21); Globo mostrou irmã de Pelé como se fosse a mãe
O Jornal Nacional fez uma confusão na sexta (21) ao noticiar a morte de Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022). O principal programa jornalístico da Globo mostrou imagens da irmã do jogador, Maria Lúcia, como se fosse a matriarca. Na noite anterior, a edição há tinha cometido um deslize com o óbito de Chrystian (1956-2024).
William Bonner informou sobre a morte de dona Celeste após voltar de um intervalo. "Morreu hoje Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé. Dona Celeste era mineira de Três Corações. Estava com 101 anos de idade. Ela teve três filhos: Pelé, Jair e Maria Lúcia", afirmou o âncora.
O jornal, entretanto, mostrou cenas de Maria Lúcia na varanda de casa acompanhando o cortejo do irmão. Por questões de saúde, dona Celeste não participou do velório do filho na Vila Belmiro, em Santos, litoral de São Paulo.
O erro foi percebido por internautas. "O JN usou a imagem da irmã do Pelé como se fosse a mãe... O cortejo passou pela porta da casa dela, mas dona Celeste em si já era centenária e não foi ver", pontuou Lucas Félix.
"Jornal Nacional mostrou no lugar da mãe de Pelé, a irmã. Cabeças vão rolar na Globo", soltou Brenno Moura. "Jornal Nacional mostrou a irmã do Pelé, e não a dona Celeste. Quanto amadorismo", reclamou o usuário @molodshyy.
"E o Jornal Nacional que me coloca a imagem da irmã do Pelé (a Maria Lúcia) ao invés da mãe?", debochou Beta Loe. "Que semana desastrosa para turma dos obituários por lá", completou Lucas Félix.
Na quinta (20), a equipe também se confundiu ao produzir uma arte com a data de nascimento e morte de Chrystian. Em vez de 2024, os editores usaram o ano de 1957, dando a entender que o sertanejo teve menos de um ano de vida. "3/11/1956 - 19/05/1957", contava na imagem.
O perfil de Pelé no Instagram confirmou a morte de Celeste com uma nota de pesar. "Uma referência como mãe, que ensinou valores humanitários que o Edson difundiu e defendeu por toda a sua jornada", disse o comunicado.
"Hoje os sentimentos se misturam. Lamentamos profundamente a despedida de Celestinha, como seu filho carinhosamente a chamava. Enquanto ao mesmo tempo, seremos eternamente gratos por ela ter existido", homenageou o texto.
A causa da morte de Celeste não foi divulgada. Segundo o G1, a matriarca dos Arantes estava hospitalizada há sete dias.
Celeste Arantes teve um papel fundamental na vida de Pelé. Mesmo sendo contra o sonho dele em se tornar jogador de futebol, Celeste foi até o fim e apoiou o herdeiro em suas decisões. O craque sempre expressou profunda gratidão e amor pela mãe.
Pouco antes de sua morte em 2022, aos 82 anos, Pelé fez uma emocionante homenagem à mãe em seu centésimo aniversário, em 20 de novembro de 2022. Este dia foi especialmente significativo, pois coincidiu com a abertura da Copa do Mundo no Catar.
"Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe", disse o futebolista em novembro de 2022.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.