LUTO
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Celeste Arantes e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: matriarca do jogador morre em São Paulo
Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022), morreu nesta sexta (21) aos 101 anos em Santos, no litoral de São Paulo. Apelidada de "rainha-mãe" como referência ao futebolista, ela nasceu em Três Corações, no interior de Minas Gerais, e teve três filhos: o jogador de futebol, Jair (Zoca) e a caçula Maria Lúcia, que era responsável pelos cuidados dela nos últimos anos.
O perfil de Pelé no Instagram confirmou a morte de Celeste com uma nota de pesar. "É com profundo pesar que informamos o falecimento da mãe de Pelé, Dona Celeste. Uma referência como mãe, que ensinou valores humanitários que o Edson difundiu e defendeu por toda a sua jornada", disse o comunicado.
"Hoje os sentimentos se misturam. Lamentamos profundamente a despedida de Celestinha, como seu filho carinhosamente a chamava. Enquanto ao mesmo tempo, seremos eternamente gratos por ela ter existido", homenageou o texto.
Edson Nascimento, um dos filhos de Pelé, publicou uma foto com a avó e lamentou: "Descanse em paz, vó". A causa da morte de Celeste não foi divulgada. Segundo o G1, a matriarca dos Arantes estava hospitalizada há sete dias.
Celeste Arantes teve um papel fundamental na vida de Pelé. Mesmo sendo contra o sonho dele em se tornar jogador de futebol, Celeste foi até o fim e apoiou o herdeiro em suas decisões.
Pelé sempre expressou profunda gratidão e amor por sua mãe. Em entrevistas, ele destacou a importância de Celeste em sua vida, mencionando como ela sempre foi uma fonte de apoio e inspiração. Mesmo após se tornar uma lenda do futebol, ele nunca deixou de reconhecer o papel vital de sua mãe em seu sucesso.
Pouco antes de sua morte em 2022, aos 82 anos, Pelé fez uma emocionante homenagem à mãe em seu centésimo aniversário, em 20 de novembro de 2022. Este dia foi especialmente significativo, pois coincidiu com a abertura da Copa do Mundo no Catar.
"Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe", disse o futebolista em novembro de 2022.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.