Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESENTENDIMENTOS

De homem armado a atriz afastada: Cinco problemas que Globo teve com diretores

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Montagem com fotos dos diretores Wolf Maya, sorrindo, e Ricardo Waddington, sério; ambos com ternos pretos

Os diretores Wolf Maya (à esq.) e Ricardo Waddington, que ja se envolveram em confusões na Globo

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 12/4/2022 - 6h23

Diretores da Globo têm dado o que falar nos últimos meses, até mais do que as novelas em que trabalharam. Recentemente, deixaram a emissora Vinícius Coimbra, acusado de ter cometido atos racistas contra atores negros de Nos Tempos do Imperador (2021), e Rogério Gomes, o Papinha, que pediu demissão em dezembro após se desentender com Ricardo Waddington, diretor de Entretenimento. Mas, antes deles, a emissora já tinha lidado com casos complicados envolvendo profissionais no comando de novelas. 

Wolf Maya, por exemplo, esteve no centro de uma situação muito perigosa. Em 2007, um homem armado entrou nos Estúdios Globo exigindo falar com ele. O rapaz acreditava que o diretor poderia lhe dar uma chance na emissora. 

Em 2014, Giulia Gam protagonizou um sério desentendimento com Ricardo Waddington nos bastidores de Boogie Oogie (2014). A atriz foi até afastada das gravações após reclamar que tinha cenas demais e pouco tempo para decorar as falas.

Relembre cinco problemas que envolveram diretores de novelas da Globo:

reprodução/tv globo

A atriz foi afastada por reclamação

Giulia Gam e Ricardo Waddington

Enquanto gravava Boogie Oogie, Giulia Gam reclamou com o diretor Ricardo Waddington que sua personagem, a megera Carlota, aparecia demais, e ela não tinha tempo para decorar as falas, já que os capítulos chegavam com pouca antecedência. Giulia então "ganhou" do diretor três semanas de afastamento da novela. Antes de deixar a trama, ela gravou uma cena em que sua personagem anunciava que iria se mudar para Paris. 

divulgação/tv globo

O diretor viveu situação de risco

Wolf Maia e figurante armado

Em 2007, Wolf Maya se viu em meio a um caso de polícia na Globo. Um homem chamado Ricardo Ackel Dualib, que havia sido figurante de Cobras & Lagartos (2006), foi até a emissora armado, rendeu seguranças e conseguiu chegar até os estúdios B, onde a novela era gravada. Lá, deu tiros para o alto e exigiu falar com Wolf Maya. Ameaçou atirar nas câmeras caso não fosse atendido. 

Dualib enfim foi detido por uma equipe de seguranças e levado para a delegacia. Para policiais, ele disse que só queria mostrar seus desenhos para Maya. "Eu só queria uma oportunidade. Queria que Wolf Maya me ajudasse a transformar meu trabalho em desenho animado, coisa que só pode ser feita fora do Brasil, porque se trata de algo muito caro", falou ele em entrevista à Folha de S.Paulo. 

divulgação/TV globo

Ator deixou novela após discussão

Renato Góes e Fabricio Mamberti

No primeiro dia de gravação de Deus Salve o Rei (2018), o diretor Fabricio Mamberti teve um desentendimento com o ator Renato Góes. O galã disse que esperava mais de seu personagem e deixou os estúdios. A Globo precisou fazer uma mudança no elenco: Romulo Estrela, que interpretaria o irmão da mocinha vivida por Marina Ruy Barbosa, foi promovido a protagonista.

Em entrevista ao Notícias da TV, Renato Góes confirmou o climão com o diretor, mas deu sua versão (mais leve) da briga. "Ele [Mamberti] sentiu que eu estava cansado. Em uma conversa, decidimos que era melhor me afastar, me preservar."

reprodução/tv globo

Claudia escondeu óculos de diretor

Claudia Raia e Ricardo Waddington

A Favorita (2008) fez muito sucesso com o embate entre Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar), mas nos bastidores o conflito foi entre Claudia Raia e Ricardo Waddington. Em seu livro de memórias, Sempre Raia um Novo Dia, a atriz escreveu que o diretor queria que ela atuasse de outra maneira, de um jeito mais minimalista, como Patricia Pilar. 

"Então, é melhor você chamar outra atriz, porque não foi isso que você combinou comigo. Você me pediu para fazer uma mulher rude", Claudia falou a ele. Ela contou que chorou muito nas gravações e que ela e Waddington tiveram discussões feias. Até que um dia a atriz escondeu os óculos do diretor, que ficou três horas procurando por eles, sem conseguir gravar. 

"Ele me pediu desculpa diante de todos, devolvi os óculos, a temperatura baixou, criamos uma ponte e acabou tudo em amor", afirmou Claudia Raia. Hoje, os dois mantêm boa relação. 

divulgação/tv globo

Diretor foi criticado em bastidores de novela

Luiz Fernando Carvalho e Velho Chico

A novela Velho Chico (2016) não foi um sucesso de público, e, nos bastidores, o trabalho do diretor Luiz Fernando Carvalho também foi pouco celebrado entre seus colegas. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, Carvalho foi alvo de grande insatisfação na novela. Ele tinha comportamento obsessivo e criava problemas ao refazer cenas muitas vezes, mudar iluminação quando já estava tudo pronto, desistir de personagens, eliminar cenas e entregar capítulos em cima da hora. As queixas contra o diretor eram muitas. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.